Conectado com

Geral

Geração de empregos deve crescer 15% nos últimos meses de 2019 no Paraná

A geração de vagas formais através do trabalho temporário deve registrar, no Paraná, um crescimento de 15,3% nos últimos meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.

 O crescimento será mais expressivo do que a média nacional 

Segundo previsão da Associação Brasileira do Trabalho Temporário, serão criadas 36.899 vagas entre setembro e dezembro, ao passo que em 2018 haviam sido 32 mil vagas.

O levantamento da associação, divulgado no final da última semana, mostra ainda que o crescimento paranaense será mais expressivo do que a média nacional.

Em todo o país, a geração de vagas para trabalho temporário deve crescer 13,86%.com a disponibilização de 570 mil vagas diante das 500 mil vagas de 2018.

Esse cenário coloca o Paraná como o segundo estado que mais deve gerar oportunidades de trabalho temporário no país, atrás apenas de São Paulo, com cerca de 366 mil vagas.

Na sequência aparecem ainda Rio de Janeiro, Santa Catarina e Amazonas.

Por outro lado, ontem foi o Dia Internacional da Alfabetização, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no século passado, para incentivar o pleno letramento da população internacional.

Para o Paraná, no entanto, a data não traz motivos para celebração, mas para preocupação, se considerados os dados mais recentes.

Na contramão do que se verifica a nível nacional, o estado viu crescer significativamente entre 2016 e 2018 a taxa de analfabetismo e o contingente de analfabetos dentro da população com idade acima de 15 anos.

É o que revelam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação 2018, divulgada em junho último pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Brasil, entre 2016 e 2018, viu o contingente de analfabetos cair em todo o país de 11 milhões e 671 mil para 11 milhões e 253 mil.

O Paraná, por outro lado, registrou aumento na população de analfabetos, que passou de 401.510 para 454.491, acréscimo de 13,47%.

Isso coloca o estado como aquele que mais viu crescer o número de pessoas que não sabem ler ou escrever, seguido por Mato Grosso e Amapá.

Por outro lado, Ceará e São Paulo foram os estados que mais reduziram a população em situação de analfabetismo.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Itaipu anuncia R$ 5 milhões à conclusão das obras do Teatro Municipal

A expectativa é de que, com isso, a obra seja finalizada e entregue à população

Encontro realizado nesta tarde de sexta-feira (21), na Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon), reuniu lideranças políticas e empresariais, como o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, o prefeito Marcio Rauber, os deputados Elton Welter, Professor Lemos e Hussein Bakri, o presidente da Acimacar, Paulo Grenzel, vereadores, secretários municipais, entre outros.

Na ocasião, Verri anunciou recursos da ordem de R$ 5 milhões, por parte da Itaipu, à conclusão do Teatro Municipal Hedio Strey.

Os valores a serem liberadores serão utilizados para parte do projeto cênico, que envolve o urdimento, a mecânica e a vestimenta (cortinas) do palco, além do paisagismo, acabamento na casa cultural, estacionamento, projeto de prevenção contra incêndio e definitiva para toda a estrutura. A expectativa é de que, com isso, a obra seja finalizada e entregue à população.

O prefeito Marcio Rauber agradeceu o empenho da Itaipu em prol do município rondonense.

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, sala de redação e texto

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, sala de redação e texto

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e texto

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Professores do Martin Luther participam de Encontro Nacional em Santa Catarina

Foto: Martin Luther

Encontro discute o poder transformador das abordagens participativas na formação da criança

 

Cerca de 200 professores da educação infantil de toda a Rede Sinodal de Educação – IECLB estão reunidos em São Bento do Sul – SC, participando do Encontro Nacional de Professores de Educação Infantil, que acontece hoje e amanhã.

O evento, que tem como tema central “O poder transformador das abordagens participativas na formação da criança”, busca aprofundar os conhecimentos dos educadores sobre metodologias ativas e engajadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

O Colégio Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, está marcando presença no encontro com um grupo de professores.

A participação da escola demonstra seu compromisso com a formação continuada de seus profissionais e com a implementação de práticas pedagógicas inovadoras que garantam uma educação de qualidade para seus alunos.

Por meio das palestras, oficinas práticas e de momentos de troca de experiências, os professores estão tendo a oportunidade de refletir sobre o papel essencial do educador como facilitador da aprendizagem e de descobrir novas estratégias para estimular a autonomia, a criatividade e a colaboração entre as crianças.

 

Continue Lendo

Geral

Mobilização para vacinar contra a influenza acontece amanha na sede rondonense

Geraldo Bubniak/AEN

Neste sábado, a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon realizará das 8h às 12h, uma ação de mobilização objetivando à vacinação contra a influenza (gripe).

O serviço será disponibilizado apenas na sede municipal, conforme explica o secretário rondonense de saúde, Leandro Dalamaria…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.