Conectado com

Geral

Ginásio de Toledo já abriga 12 moradores de rua durante a pandemia do novo Coronavírus

Em meio a pandemia mundial causada pela disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), muitas pessoas que não trabalham nos serviços considerados essenciais estão enfrentando esse período em quarentena em suas residências. Algumas dessas pessoas estão trabalhando de casa no sistema de home office. No entanto isso gerou em debate, quanto a situação dos moradores de rua, que encontram-se expostos ao vírus.
Em Toledo foi encontrada uma solução para tentar minimizar esse problema e buscar amparar essas pessoas nesse momento de crise. A prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social colocou os alojamentos do Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni, no Jardim Coopagro como abrigo para as pessoas em situação de rua por tempo indeterminado. O local foi liberado para abrigar os moradores de rua no dia 26 de março e no momento já acolhe 12 pessoas.
A secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso, informou que o local está preparado para receber até 23 pessoas. “Nós estamos nos preparando para atender às 22 pessoas em situação de rua que temos em nossos cadastros, mas isso não impede que façamos a organização do espaço no caso de precisarmos atender um número maior. No momento 12 pessoas estão no local recebendo toda a assistência necessária nesse momento tão complicado”.
No local as pessoas em situação de rua recebem um kit higiene, com sabonetes, escova de dentes, pasta de dentes, toalhas de banho, toalhas de rosto, além de ter acesso a álcool em gel e banho no local, assim como alimentação, que engloba café da manhã, almoço e jantar. O espaço é controlado por equipes da Guarda Municipal, que mantém a segurança do ambiente. Equipes da Secretaria de Assistência Social também dão suporte para as pessoas em situação de rua que optarem por dormir no local.
Marisa Cardoso, explica que os moradores poderão frequentar o local durante o dia e terão toda a assistência necessária. “Nós já tivemos essa experiência no último inverno e foi uma saída muito boa para esse público. Dessa vez o acolhimento será permanente e as pessoas poderão ficar no local durante o dia, onde receberão toda a assistência, desde utensílios de higiene e alimentação, segurança e orientações”, esclareceu a secretária.
Essa ação não é novidade, uma vez que foi realizada durante os dias mais severos do inverno de 2019. Na ocasião as pessoas em situação de rua também foram recebidas para pernoitar nos alojamentos do Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni. A única diferença é que na época o local estava liberado somente para o pernoite.
Marisa Cardoso também lembra que no local as pessoas em situação de rua receberão todos os cuidados e orientações quanto ao perigo sobre a propagação do novo Coronavírus. “Eles receberão todas as orientações pertinentes a respeito do vírus e ficarão alojados conforme a distância segura repassada pelos órgãos de saúde. Caso algum dos moradores apresente qualquer um dos sintomas do novo Coronavírus, o mesmo será isolado e receberá o atendimento e orientação, conforme o necessário”, enalteceu.
As orientações sobre o novo Coronavírus e os cuidados com a higiene pessoal são repassados por profissionais ligados a Secretaria Municipal de Saúde. Caso um dos novos alojados tenha passado por uma cidade em situação de risco ou que já tenha algum caso confirmado do Covid-19, essa pessoa ficará em um espaço separado em uma espécie de quarentena. A mesma coisa vale se qualquer um dos abrigados tiver algum dos sintomas da doença.
“Nós estamos tomando todos os cuidados necessários para que as pessoas sejam bem atendidas e recebam as devidas orientações, assim como estamos adotando as medidas necessárias para que o vírus não atinja nenhuma dessas pessoas em situação de rua”, destacou a secretária.
Por fim, Marisa recorda que as pessoas em situação de rua deverão ser cadastradas, orientadas e encaminhadas pelo Serviço de Abordagem Social (CREAS II), e não poderão ficar saindo do alojamento. A ideia de não liberar os moradores para saírem durante o dia, visa dirimir as chances de contato com o vírus.
O local conta com 23 dormitórios, que ficarão disponíveis para as pessoas em situação de rua durante tempo indeterminado até que perdure o atual cenário enfrentado em decorrência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Outras medidas poderão ser adotadas conforme o avanço da situação.
Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Pai envenenou bebê de cinco dias com mamadeira de leite com chumbinho enquanto mãe tomava banho

O homem preso em flagrante por envenenar a própria filha de cinco dias de vida deu mamadeira com leite e veneno à criança enquanto a mãe tomava banho, de acordo com a Polícia Civil. A bebê foi socorrida, mas não resistiu e morreu.

O caso foi detalhado pela corporação à imprensa na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Segundo o delegado Sérgio Ricardo, o homem, identificado como Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, aproveitou o momento em que a mãe da bebê tomava banho para preparar o leite envenenado e dar à criança.

Continue Lendo

Geral

Bebê de seis meses morre com coqueluche no Paraná

Morte de outra criança de três meses em Irati é investigada

Um bebê de seis meses morreu com diagnóstico de coqueluche. A criança é de Londrina, no norte do Paraná.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (25). A doença é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria.

A morte de outro bebê, de três meses, morador de Irati, também é investigada. Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Prevenção

A contaminação pode ser prevenida através da vacinação durante a gestação. A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério). As crianças são imunizadas contra a doença por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

A Sesa também informou que uma força-tarefa foi desenvolvida para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação,nas cidades do Paraná. A ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, que estão com baixa adesão no Estado.

 

Redação Catve

Continue Lendo

Geral

Rondonense realiza exposição de relíquias e conta sobre a história do município.

Foto: Rafael Sturm

O rondonense Orlando Miguel Sturm, proprietário da “Casa Orlando” que se localiza na Rua Tiradentes, número 567, preparou uma exposição de relíquias que contam a história do município de Marechal Cândido Rondon, abrindo mão de parte de suas vitrines para homenagear a cidade na semana do aniversário municipal.

Orlando é colecionador nato, que possui uma grandiosa coleção sobre a história do município, como revistas, livros, fotografias, diferentes objetos antigos, mapas e até um dos cerrotes que foi utilizado na época do desmatamento, como diz o hino municipal “Ao som da serra e do machado, três homens hastearam a bandeira” e “Na linda terra do pinheiro, cresceu um povo hospitaleiro”.

Acompanhe a seguir a entrevista completa com o pioneiro Orlando Miguel Sturm.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.