Conectado com

Geral

Ginásio de Toledo já abriga 12 moradores de rua durante a pandemia do novo Coronavírus

Em meio a pandemia mundial causada pela disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), muitas pessoas que não trabalham nos serviços considerados essenciais estão enfrentando esse período em quarentena em suas residências. Algumas dessas pessoas estão trabalhando de casa no sistema de home office. No entanto isso gerou em debate, quanto a situação dos moradores de rua, que encontram-se expostos ao vírus.
Em Toledo foi encontrada uma solução para tentar minimizar esse problema e buscar amparar essas pessoas nesse momento de crise. A prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social colocou os alojamentos do Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni, no Jardim Coopagro como abrigo para as pessoas em situação de rua por tempo indeterminado. O local foi liberado para abrigar os moradores de rua no dia 26 de março e no momento já acolhe 12 pessoas.
A secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso, informou que o local está preparado para receber até 23 pessoas. “Nós estamos nos preparando para atender às 22 pessoas em situação de rua que temos em nossos cadastros, mas isso não impede que façamos a organização do espaço no caso de precisarmos atender um número maior. No momento 12 pessoas estão no local recebendo toda a assistência necessária nesse momento tão complicado”.
No local as pessoas em situação de rua recebem um kit higiene, com sabonetes, escova de dentes, pasta de dentes, toalhas de banho, toalhas de rosto, além de ter acesso a álcool em gel e banho no local, assim como alimentação, que engloba café da manhã, almoço e jantar. O espaço é controlado por equipes da Guarda Municipal, que mantém a segurança do ambiente. Equipes da Secretaria de Assistência Social também dão suporte para as pessoas em situação de rua que optarem por dormir no local.
Marisa Cardoso, explica que os moradores poderão frequentar o local durante o dia e terão toda a assistência necessária. “Nós já tivemos essa experiência no último inverno e foi uma saída muito boa para esse público. Dessa vez o acolhimento será permanente e as pessoas poderão ficar no local durante o dia, onde receberão toda a assistência, desde utensílios de higiene e alimentação, segurança e orientações”, esclareceu a secretária.
Essa ação não é novidade, uma vez que foi realizada durante os dias mais severos do inverno de 2019. Na ocasião as pessoas em situação de rua também foram recebidas para pernoitar nos alojamentos do Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni. A única diferença é que na época o local estava liberado somente para o pernoite.
Marisa Cardoso também lembra que no local as pessoas em situação de rua receberão todos os cuidados e orientações quanto ao perigo sobre a propagação do novo Coronavírus. “Eles receberão todas as orientações pertinentes a respeito do vírus e ficarão alojados conforme a distância segura repassada pelos órgãos de saúde. Caso algum dos moradores apresente qualquer um dos sintomas do novo Coronavírus, o mesmo será isolado e receberá o atendimento e orientação, conforme o necessário”, enalteceu.
As orientações sobre o novo Coronavírus e os cuidados com a higiene pessoal são repassados por profissionais ligados a Secretaria Municipal de Saúde. Caso um dos novos alojados tenha passado por uma cidade em situação de risco ou que já tenha algum caso confirmado do Covid-19, essa pessoa ficará em um espaço separado em uma espécie de quarentena. A mesma coisa vale se qualquer um dos abrigados tiver algum dos sintomas da doença.
“Nós estamos tomando todos os cuidados necessários para que as pessoas sejam bem atendidas e recebam as devidas orientações, assim como estamos adotando as medidas necessárias para que o vírus não atinja nenhuma dessas pessoas em situação de rua”, destacou a secretária.
Por fim, Marisa recorda que as pessoas em situação de rua deverão ser cadastradas, orientadas e encaminhadas pelo Serviço de Abordagem Social (CREAS II), e não poderão ficar saindo do alojamento. A ideia de não liberar os moradores para saírem durante o dia, visa dirimir as chances de contato com o vírus.
O local conta com 23 dormitórios, que ficarão disponíveis para as pessoas em situação de rua durante tempo indeterminado até que perdure o atual cenário enfrentado em decorrência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Outras medidas poderão ser adotadas conforme o avanço da situação.
Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Capacitação para famílias acolhedoras acontece no dia 07 de maio em Marechal Rondon

Trata-se de uma das exigências para o ingresso de novas famílias ao programa

 

Por mais um ano, famílias rondonenses estão sendo chamadas para participar do programa Família Acolhedora. O serviço é disponibilizado quando uma criança tem seus direitos violados e precisa ser afastada provisoriamente do seu núcleo de convivência.

Por isso, o SAM (Serviço de Acolhimento Familiar), com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, promoverá importante encontro no dia 07 de maio, às 19h, no auditório da prefeitura. O encontro é uma das exigências para o ingresso de novas famílias ao programa.

Implantado em âmbito municipal no ano de 2018, o SAM tem por finalidade cadastrar e capacitar famílias para que possam receber crianças e adolescentes temporariamente afastados do convívio de um lar, por terem tido seus direitos violados.

Para participar do Programa Família Acolhedora, que pode mudar a vida de uma criança e de sua família, é fundamental apresentar disposição afetiva e emocional, a considerar que nesse período são realizados esforços para que a família de origem receba novamente a criança ou o adolescente.

Os interessados em se cadastrar no programa devem ser maiores de idade, residir no município, estar aptos e conhecer a proposta, além de participar de um curso de formação.

Aqueles que postulam ingressar no Família Acolhedora precisam entrar em contato com o SAM, na esquina das ruas Castelo Branco e Goiás, número 209, centro. O telefone de contato é o (45) 3254-8329 e WhatsApp (45) 98811-8788, ou através do e-mail sam.mcr@hotmail.com.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Vacinação contra a influenza está disponível na sede e no interior rondonense

A campanha de vacinação contra a influenza prossegue até o dia 31 de maio. Conforme a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, neste momento o público-alvo é formado pelos grupos prioritários.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS. Em nível de Paraná, a iniciativa é coordenada pela SESA (Secretaria Estadual da Saúde).

Grupos prioritários

Compõem os grupos prioritários, as crianças dos 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente a partir dos 12 anos; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivo e rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens dos 12 aos 21 anos de idade, com medidas socioeducativas; indígenas e quilombolas.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

TSE elege sucessor de Moraes na presidência em meio a críticas de Elon Musk

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, vai realizar a eleição para escolher o novo chefe da Corte no dia 7 de maio. A atual vice-presidente, ministra Cármen Lúcia, deve assumir o cargo. O novo presidente do tribunal será o responsável pela condução das eleições de outubro.

Para a definição, o voto secreto dos magistrados é depositado em urna eletrônica e o escolhido preside o TSE por dois anos. Em 16 de agosto de 2022, Moraes tomou posse com a responsabilidade de atuar durante as eleições daquele ano, defendendo o sistema eleitoral e combatendo a desinformação.

No início de abril, em reunião com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País, a vice-presidente do tribunal, que relatou as novas regras que vão conduzir as eleições municipais, disse que “o Brasil inteiro estará olhando para a Justiça Eleitoral” neste ano. As resoluções aprovadas em fevereiro dizem respeito, entre outros temas, ao uso da inteligência artificial (IA), deep fake e lives.

A ministra defendeu também que o “imenso processo democrático” que o pleito representa requer “intenso trabalho” de todas as instâncias da Justiça Eleitoral. O TSE inaugurou, em março, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, mais uma medida para combater a veiculação de notícias falsas e discursos de ódio, preconceituosos e antidemocráticos que podem afetar as eleições.

O atual presidente deixará o cargo em meio a críticas do empresário Elon Musk, que alega suposta “censura” com base no “Twitter Files Brasil”, arquivos internos do X (antigo Twitter). O documento argumenta que Moraes e a própria Corte exigiram detalhes pessoais sobre usuários “da oposição”, violaram a política da plataforma, “censuraram” unilateralmente parlamentares e tentaram transformar as políticas de moderação de conteúdo da rede social em uma arma contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Fonte: UOL

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.