Rádio Difusora do Paraná

Governador anuncia hoje como será a retomada das aulas presenciais na rede estadual

Está marcado para às 10 horas de hoje um pronunciamento do governador  Ratinho Junior , para anunciar  como será o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino.

Na semana passada, o governador já havia afirmado que “onde diretores e professores entenderem que há segurança, considerando a situação epidemiológica da região, o retorno dos alunos pode ser autorizado”.

Nenhuma medida oficial chegou a ser anunciada, mas o tema ganhou corpo dentro do Palácio Iguaçu,  especialmente com as atividades sendo gradualmente retomadas em escolas municipais por todo o estado.

A retomada na rede estadual também deve ser gradativa, segundo a   Agência Estadual de Notícias que confirma o evento de hoje pela manhã com o governador.

Em nota de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Educação, reforçou que as escolas não têm autonomia para decidir sobre a volta às aulas.

Pela Resolução 432/2021, da Secretaria Estadual da Saúde, de 30 de abril, não há mais a limitação da ocupação das salas em 30%, regra vigente até então.

O que vale agora é a distância entre os alunos, que deve ser de 1 metro e meio.

Segundo o governo do estado, “verificou-se que a diversidade entre os espaços físicos de cada escola se controlaria melhor com normas de distanciamento entre alunos, amoldando-se aos casos concretos específicos”.

A medida que desobriga a observação do limite de 30% da ocupação é válida para todas as escolas públicas, estaduais e municipais.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná – APP-Sindicato – ,  mantém o posicionamento contrário à volta às aulas presenciais.

O presidente da entidade, Hermes Leão, disse que a medida é precipitada e que pode aumentar o nível de contaminações e mortes.

Com base em estudos científicos, ele menciona  que  só haverá segurança quando pelo menos 70% de toda a população estiver vacinada.