Um dos maiores gargalos rodoviários do Paraná, o Trevo Cataratas (BR-277), em Cascavel, será totalmente reconfigurado com a construção de um viaduto.
A passagem em nível vai facilitar o fluxo de cerca de 30 mil veículos que circulam pelo local por dia: o anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A obra integra um pacote de oito projetos que serão executados com recursos do acordo de leniência de 400 milhões de reais firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal.
A empresa controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de 150 milhões de reais até 2021 ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de exportação do Paraná.
O acordo prevê 130 milhões de reais para a execução de três obras no trecho da Ecocataratas, no Oeste do Estado, e 20 milhões em cinco obras da Ecovia, no trecho entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.
Outros 220 milhões de reais estão sendo abatidos com a redução de tarifas e 30 milhões serão pagos em multas.
O governador também anunciou a inclusão no acordo de leniência homologado pela Justiça Federal da doação de todos os projetos executivos elaborados pela concessionária, o que permitirá celeridade ao Estado na execução das obras que não foram contempladas, inclusive com possibilidade de abatimento no contrato da nova concessão se houver melhorias com recursos do Tesouro.