Rádio Difusora do Paraná

Governo deve inaugurar nova cadeia de Guaíra ainda neste ano

Construtora deve entregar a obra em novembro

 

O aprisionamento hoje  improvisado dará espaço para organização e infraestrutura adequada de execução penal em Guaíra, já a partir deste ano, com a construção da nova cadeia pública da cidade, no Jardim Floresta.

O  investimento  é de  16  milhões e 400 mil reais do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, com contrapartida do Governo do Estado.

Com a obra, a atual carceragem do Centro, ao lado do prédio da prefeitura, será desativada.

O novo espaço de 23 mil metros quadrados, correspondendo a  três campos de futebol,  terá muro de cinco metros de altura, espaço para 770 presos alocados em 114 celas , incluindo espaços de isolamento e visita íntima  e quatro pátios coletivos para o banho de sol.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, há mais de dez anos não se coloca de pé uma cadeia pública no Paraná.

O objetivo do investimento é dar equilíbrio ao sistema penitenciário e permitir que os provisórios aguardem sentença e os condenados cumpram pena em unidades penitenciárias adequadas.

A construção da cadeia pública de Guaíra começou em setembro de 2019, com previsão de término para 28 de novembro deste ano, segundo a construtora.

São quatro vivências coletivas, dois pátios individuais nas celas de isolamento, área de visita íntima, parlatórios para atendimento com advogados, prédio administrativo e quatro guaritas.

A cadeia pública tem apenas um piso e dez blocos com 114 celas e o  índice de construção já alcançou 32%.

Outras três cadeias públicas estão em construção no Paraná, em Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Londrina.