Rádio Difusora do Paraná

Governo deve prorrogar mais uma vez o auxílio emergencial de 600 reais

O governo federal já trabalha internamente com a possibilidade de ter de prorrogar pela segunda vez o auxílio emergencial de 600 reais pago a trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais.

O benefício foi criado em abril para ajudar as pessoas que perderam renda durante a pandemia do novo coronavírus e deveria durar apenas três meses, mas teve que ser estendido por mais dois meses em virtude do prolongamento das medidas de isolamento social.

Uma segunda prorrogação também está no radar da equipe econômica, segundo o Ministério da Economia .

Lideranças parlamentares informaram ao governo que, enquanto não houver a definição sobre o novo programa de renda mínima que vai substituir o auxílio emergencial, o auxílio terá de continuar a ser pago pelo governo.

Caso contrário, a tendência é que o próprio Congresso aprove um projeto prorrogando até o fim do ano a ajuda de 600 reais.

O auxílio custa cerca de 50 bilhões de reais aos cofres públicos por mês e até agora o governo já gastou 134 bilhões e 800 milhões de reais dos 254 bilhões e 400 milhões previstos para o pagamento das cinco parcelas.

São 65 milhões e 300 mil pessoas beneficiadas, segundos dados da Caixa Econômica Federal atualizados ontem.