Geral
Governo do Paraná confirma 3.000 novas vagas no sistema prisional do Estado

Publicado em:
O Governo do Paraná confirmou 3 mil novas vagas no sistema prisional no Estado com a construção de quatro novas cadeias públicas e de três novas delegacias, um investimento de 81 milhões de reais.
As cadeias públicas serão construídas em Foz do Iguaçu, Londrina, Ponta Grossa e Guaíra.
Já as três delegacias serão entregues em cidades da Região Metropolitana de Curitiba: Araucária, Almirante Tamandaré e Colombo.
As obras das cadeias públicas estão em andamento desde o começo deste mês e têm previsão de entrega para o segundo semestre de 2020.
O investimento é de 69 milhões de reais para o Departamento Penitenciário do Paraná – Depen – e a maior parte dos recursos é de um convênio com o Governo Federal, com contrapartida do Tesouro Estadual.
O governador Ratinho Junior destacou que assumiu o Estado com o maior número de presos em delegacias do País e disse que isso precisa ser solucionado para promover tratamento penal adequado e liberar os policiais para atuarem no combate ao crime.
Ratinho Junior reforçou que o Estado trabalha para diminuir o deficit do sistema prisional, com a construção de presídios.
Destacou que o Paraná planeja projetos a médio prazo para reforçar as políticas de execução penal, com o objetivo de preparar o retorno para a sociedade.
Todas as quatro cadeias públicas têm o mesmo padrão, com capacidades para 752 novas vagas.
Essas unidades são parte de um programa de 15 obras, entre construções e ampliações, para o sistema prisional estadual: quando concluídas, serão em torno de 6 mil novas vagas.
O Depen fará concurso público para contratação de agentes penitenciários para atender essa demanda.
O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que há mais de dez anos não se construía uma cadeia pública no Paraná e que o intuito dos investimentos é dar equilíbrio ao sistema penitenciário..
Segundo o diretor do Depen, Francisco Caricati, as novas unidades vão receber prioritariamente os presos provisórios…

Geral
Curto-circuito em ventilador provoca incêndio em residência de Santa Helena; três crianças estavam dormindo no momento do acontecido

Publicado em:
Na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 9h, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Santa Helena foram acionadas para controlar um incêndio em uma residência situada no bairro Bela Vista, na estrada municipal que dá acesso ao campus da UTFPR.
Conforme informações, um ventilador teria entrado em curto-circuito. As chamas logo se espalharam pelos cômodos da residência. No momento do ocorrido, três crianças estavam dormindo. Vizinhos auxiliaram na remoção dos pequenos do interior da residência, que estava em chamas.
Após alguns minutos, o fogo foi contido. Boa parte dos móveis que estavam no interior da casa foi destruída. Alguns foram removidos antes do fogo se alastrar.
Fonte: Correio do Lago
Geral
Oktoberfest 2023 será lançada neste sábado com extensa programação

Publicado em:
Atividades acontecerão na Casa Cultural, no parque de exposições, a partir das 19h, com entrada gratuita
A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da PROEM (Fundação Promotora de Eventos), e das secretarias de Cultura e de Gestão de Governo, promoverá neste sábado, dia 30, o lançamento da Oktoberfest 2023. As atividades terão início às 10h, com o desfile do bierwagen, pelas ruas do centro da cidade. Já às 19h, a programação seguirá na Casa Cultural, no parque de exposições, quando serão abertas as copas e o bar temático, que oferecerão lanches típicos, chope pilsen claro e escuro e chope artesanal; às 19h30 acontecerá o cerimonial de lançamento com a sangria do barril; às 20h, concurso da Rainha da Oktoberfest 2023; às 20h30, concurso Casal Fritz e Frida 2023; às 21h, apresentações culturais; e às 22h, baile com a Banda Los Angeles. Durante o baile também acontecerão o concurso do chope em metro e o concurso Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos. A entrada é gratuita.
Fonte: Assessoria
Geral
Ainda restam algumas vagas para os cursos de assistente administrativo, auxiliar de mecânica industrial e auxiliar de eletricista predial

Publicado em:
Capacitações são gratuitas e terão início no dia 27 de setembro
O SENAI, o governo do estado, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por intermédio da Agência do Trabalhador-SINE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferecem três cursos rápidos de qualificação e aperfeiçoamento. São eles: Assistente Administrativo (35 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; Auxiliar de Mecânica Industrial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; e Auxiliar de Eletricista Predial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a sexta, no período vespertino.
Entre os pré-requisitos, para os cursos de assistente administrativo e mecânica industrial, estão ter idade mínima de 14 anos e ensino fundamental incompleto. Já para o curso de eletricista predial, a idade mínima é de 16 anos, com necessidade de ter o ensino fundamental completo.
As inscrições foram abertas na semana passada e ainda restam algumas vagas. Podem ser feitas no SENAI (3284-4054), no SINE-Agência do Trabalhador (3254-8350) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura (3284-8796), mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Fonte: Assessoria