Governo federal lança pacote de benefícios para caminhoneiros

Os Ministérios da Economia e da Infraestrutura lançaram um pacote de benefícios para caminhoneiros.

O projeto Gigantes do Asfalto serve para amenizar os efeitos econômicos que esses profissionais enfrentam por causa da instabilidade do preço do Diesel e, também, por causa do preço da manutenção e dos impostos dos caminhões.

O programa foi feito por meio de decretos e Medida Provisória assinados pelo presidente Jair Bolsonaro com nove propostas.

As principais são: ofertas de linhas de crédito especiais para a categoria adquirir veículos novos; parceria com montadoras para que os profissionais façam manutenções mais baratas; construção e manutenção de rodovias federais ao custo de R$ 2 milhões; mais agilidade na vacinação contra a Covid-19; e expansão de linhas de crédito para a compra de equipamentos dos caminhões, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

O projeto foi apresentado em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, ocasião em que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ressaltou a importância dos caminhoneiros para a economia do país.

Ele disse que tem algumas coisas que são imediatas, como as mudanças nas regras de pesagem: tem um efeito imediato, porque elimina a pesagem dos veículos até 50 toneladas pelo peso por eixo.

O ministro destacou que isso dava muito problema porque o caminhoneiro enchia o caminhão dele, a carga se movimenta ao longo do trajeto e a gente acaba tendo sobrepeso por eixo, e isso gerava multa.

O projeto Gigantes do Asfalto é um meio adotado pelo presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de evitar paralisações dos caminhoneiros como a de 2018.

Naquela oportunidade, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou 1,2% e tudo o que o governo não quer, neste momento, é mais um problema para se preocupar.