Rádio Difusora do Paraná

Governo mantém a expectativa de “volta às aulas” apenas no segundo semestre

Saúde mantém a necessidade do isolamento domiciliar

Com base nos números recentes da pandemia no Estado, o secretário de Saúde do Paraná , Beto Preto, reafirmou ontem a necessidade da manutenção do isolamento domiciliar para segurar o avanço de casos e mortes por covid-19.

De acordo com ele, apesar de o Estado ainda estar com a situação sob controle por conta das regras de isolamento que estão sendo cumpridas, as medidas de precaução precisam ser mantidas .

De acordo com Beto Preto, no momento não há melhor medicamento de combate ao coronavírus, do que o isolamento social.

O secretário acrescenta que o Estado ainda está atrás de equipamentos para preparar hospitais e portanto é necessário que a população fique em casa para evitar aumento no numero de contagiados.

Conforme Beto Preto, 30% das Unidades de Tratamento Intensivo estão ocupadas com casos de covid-19, e se ocorrer descumprimento das medidas de isolamento, esse número poderá crescer rapidamente.

O secretário defende que há uma falsa sensação de controle, porém a qualquer deslize a situação se tornará um caos.

Segundo ele há 40 dias, o Paraná registrava os primeiros seis casos, em 12 de março e de lá para cá 51 pessoas morreram e no total 1025 moradores do estado têm o diagnóstico de Covid-19 confirmado laboratorialmente.

O secretário também descartou a volta das aulas, tanto na rede estadual quanto privada, nos próximos 30 dias, afirmando que o próprio governador Ratinho Jr já disse que trabalha com o retorno das aulas presenciais apenas no segundo semestre.