Conectado com

Geral

Governo paraguaio prorroga quarentena na região de Ciudad Del este

A Ponte da Amizade está fechada desde o dia 18 de março. Foto: Benedito Branco

O governo do Paraguai prorrogou a quarentena nos municípios do estado de Alto Paraná, como Cidade do Leste, capital da região e que faz fronteira com o Brasil, em Foz do Iguaçu.

O novo período restritivo começou ontem, segunda-feira.

Segundo o Ministério de Saúde do Paraguai, as medidas restritivas de emergência seguem até o próximo domingo, dia 23, por causa do aumento de casos da Covid-19 no Estado.

As confirmações da doença dobraram no período da quarentena, nas duas últimas semanas, quando deveriam ter sido controladas.

Conforme o último levantamento, o Paraguai registrou 9.791 casos da Covid-19 e 138 mortes pela doença.

Dentre os moradores infectados, 42,2% deles são de Alto Paraná e, desse percentual, 72% são de Cidade do Leste.

Nos últimos dias, o governo do Paraguai criou um laboratório para processar os exames do novo coronavírus, em uma universidade de Cidade do Leste.

Além disso, criou mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Conforme a prefeitura de Cidade do Leste, a busca pelo controle do novo coronavírus no lado paraguaio da fronteira ocorre enquanto as autoridades do Paraguai e de Foz do Iguaçu buscam protocolos sanitários para o momento em que a Ponte Internacional da Amizade for reaberta.

O governo do Paraguai pretendia que, nos últimos 14 dias, a quarentena fosse quase total, mas um dia antes da medida entrar em vigor, moradores de Cidade do Leste Fizeram protestos contra a restrição.

Na ocasião, caminhões foram queimados, lojas saqueadas, pessoas ficaram feridas e outras foram presas.

À época, o governador do Alto Paraná, Roberto González, solicitou ao governo paraguaio revertesse a decisão e permitisse o funcionamento do comércio das 5 horas até as 17 horas, com sanções para quem não cumprir as medidas sanitárias.

Após as manifestações, o governo federal cedeu e permitiu os serviços.

O governo da Argentina também estendeu, mais uma vez, a quarentena no país: a medida é válida até 30 de agosto.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Empresário rondonense é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo

A Segunda Companhia da Policia Militar de Marechal Cândido Rondon efetuou na tarde desta terça-feira (22) a prisão em flagrante de um homem, que conforme a denuncia fazia ameaças e foi flagrado de posse de uma arma de fogo sem registro e sem porte.

Tudo indica, porém, a informação não foi confirmada pela Policia, é de que o homem detido seria um empresário de Marechal Rondon.

O comandante da PM rondonense, tenente Zambon, relata todo episodio registrado hoje…………..Ouça Aúdio……..

 

Continue Lendo

Geral

Marechal Rondon segue com 88 pessoas ativas para coronavírus

Em Marechal Cândido Rondon, o boletim divulgado hoje (22) confirmou  88 casos ativos da doença.

O boletim indica que ate agora já foram registrados 662 casos de Covid-19.

Dos 88 casos ativos, três seguem internados em UTI; 2 na UPA e outros 83 rondonenses estão em isolamento domiciliar.

O município já registrou 567 casos recuperados da doença e seis óbitos, sendo que outros dois óbitos suspeitos aguardam resultado de exame.

529 pessoas em monitoramento e 90 casos suspeitos aguardando resultado do exame, sendo que destes suspeitos, quatro pessoas estão internadas na UTI e cinco pessoas na UPA e hospitais.

4.734 pessoas já foram liberadas da quarentena e 3.437 casos suspeitos foram descartados.

Continue Lendo

Geral

Governo Paraguaio anuncia reabertura total da Ponte da Amizade

O desbloqueio iniciará a partir do dia 29 de setembro, terça-feira.

A diretora do setor de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola anunciou neste dia 22 de setembro, terça-feira, que o Governo Nacional do Paraguai aprovou a reabertura total da Ponte da Amizade, que conecta Cidade de Leste a Foz do Iguaçu, por um período de testes de três semanas.

O desbloqueio iniciará a partir do dia 29 de setembro, terça.

“O Presidente da República do Paraguai foi muito claro e falou que é um passo importante para a reativação da economia local”.

A migração será feita em horário reduzido para os turistas brasileiros, que começará as 5h00 da manhã até as 14h00 horas e a saída será até as 18h00, horário paraguaio.

O vice ministro de Retoria de Vigilância de Saúde, Julio Rolón, explicou que a reabertura da Ponte da Amizade será por um período de provas e que posteriormente será analisada em um reunião a evolução da epidemia.

Milhares de “esteños” ou moradores de CDE, que estavam reunidos em uma manifestação pacífica na cabeceira da Ponte celebraram a decisão do Governo Nacional.

Por ABC do Paraguai

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.