O governador Ratinho Junior lançou o Coopera Paraná, Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar. Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que tem como objetivo o fortalecimento das organizações cooperativas como instrumentos para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares.
Será dado assessoramento às cooperativas, capacitação de dirigentes e apoio financeiro.
No mesmo evento, o governador também regulamentou a Lei que prevê que a alimentação das escolas da rede estadual de ensino seja composta totalmente por alimentos orgânicos.
A ideia é aumentar gradualmente a inclusão de produtos orgânicos na alimentação escolar até atingir o objetivo de 100% da merenda em 2030.
Ratinho Junior afirmou que as iniciativas fortalecem ainda mais a produção de alimentos no Estado, que é um dos maiores produtores agrícolas do mundo.
De acordo com a média dos últimos censos agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 84% das 305 mil propriedades rurais no Paraná são da agricultura familiar.
São pelo menos 157 mil famílias trabalhando com a produção agrícola, que é caracterizada pela variedade de alimentos produzidos.
Em algumas cadeias produtivas, a agricultura familiar responde por mais de 50% da produção.
Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a organização das cooperativas e o investimento em processamento são importantes para enriquecer o pequeno produtor paranaense.