Conectado com

Agricultura

Governo reforça apoio ao cooperativismo da agricultura familiar

AEN

O governador Ratinho Junior lançou o Coopera Paraná, Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar. Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que tem como objetivo o fortalecimento das organizações cooperativas como instrumentos para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares.

Será dado assessoramento às cooperativas, capacitação de dirigentes e apoio financeiro.

No mesmo evento, o governador também regulamentou a Lei que prevê que a alimentação das escolas da rede estadual de ensino seja composta totalmente por alimentos orgânicos.

A ideia é aumentar gradualmente a inclusão de produtos orgânicos na alimentação escolar até atingir o objetivo de 100% da merenda em 2030.

Ratinho Junior afirmou que as iniciativas fortalecem ainda mais a produção de alimentos no Estado, que é um dos maiores produtores agrícolas do mundo.

De acordo com a média dos últimos censos agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 84% das 305 mil propriedades rurais no Paraná são da agricultura familiar.

São pelo menos 157 mil famílias trabalhando com a produção agrícola, que é caracterizada pela variedade de alimentos produzidos.
Em algumas cadeias produtivas, a agricultura familiar responde por mais de 50% da produção.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a organização das cooperativas e o investimento em processamento são importantes para enriquecer o pequeno produtor paranaense.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Presidente do Sindicato Patronal de MCR participa da assembleia da Faep

Diversos assuntos estiveram ontem na pauta da Assembléia Geral da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em Curitiba.

Além de vários dirigentes do Sistema Faep procedentes dos mais diversos municípios paranaenses, o evento contou com a presença do governador Ratinho Jr., e do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes.

Participante da Assembléia, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, destaca os principais temas debatidos na oportunidade….

 

Continue Lendo

Agricultura

Colheitadeiras avançam no campo e colheita deve ser das melhores

Ilustrativa

Depois de um início de plantio bastante temeroso, haja vista que o período foi marcado por clima seco, a realidade da agricultura regional é outra e a expectativa é cada dia maior em relação a uma grande colheita.

Passado o período de frustração, inclusive com alguns produtores rurais sendo obrigados a promover o replantio em suas lavouras, as condições climáticas foram se tornando das mais favoráveis.

Pequenas áreas plantadas mais ao cedo já foram colhidas e, como era de se esperar, a produtividades não foi das melhores em razão da seca que afetou o início do ciclo.

A partir desta semana a tendência é que haja um aumento acentuado no número de colheitadeiras indo a campo, embora o auge da colheita de soja deva ocorrer há aproximadamente 15 dias.

As empresas do setor já estão recebendo a produção da safra de verão 2019/2020, como é o caso da Agrícola Horizonte, segundo explica o assessor de vendas de insumos agrícolas, Valdair Schons..

 

Continue Lendo

Agricultura

Agronegócio é responsável por 77,6% das exportações do Paraná

Repórter – Rodrigo Arend…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.