Rádio Difusora do Paraná

Governo vai estender o mandato dos atuais diretores das escolas estaduais

Projeto vai estabelecer que nova eleição ocorrerá apenas no final de 2020

O Governo do Estado vai encaminhar para Assembleia Legislativa projeto de lei que prorroga o mandato de todos os diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino por mais um ano.

Com a aprovação, as eleições que seriam em novembro e dezembro deste ano só vão acontecer no fim de 2020.

A medida havia sido defendida na semana passada durante reunião em Foz do Iguaçu com 1.100 diretores e 20 núcleos de Regionais de Educação.

Conforme o secretário de Estado da Educação Renato Feder, “ o governo está pedindo esse tempo a mais para que a comunidade possa conhecer o forte trabalho pedagógico que está sendo implantado pelos atuais diretores”.

Por outro lado, a Secretaria da Educação formalizou parceria com a Copel Telecom que permite ampliar para 20 Mega a velocidade da internet de todas as escolas atendidas pela fibra óptica da companhia.

Outra ação que deve impactar na educação do Estado é a destinação de uma cota extra do Fundo Rotativo a todas as escolas do Paraná, que já receberam, em média, 2 mil reais adicionais para a compra de livros e materiais esportivos nos últimos dias.

O fundo é oriundo de programas descentralizados de recursos financeiros desenvolvidos pela Secretaria da Educação ao longo dos anos o que possibilitou aos gestores maior autonomia no gerenciamento dos recursos, passando a ser um instrumento ágil, viabilizando com maior rapidez o repasse de verbas aos estabelecimentos de ensino da Rede Estadual, para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.