Conectado com

Geral

Gripe aviária: Japão suspende frango de Santa Catarina; entidades protestam

Os embarques mensais de carne de frango de Santa Catarina para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil

 

Nesta segunda-feira (17), o Japão suspendeu compras de carne de frango proveniente de Santa Catarina após registro de gripe aviária em 4 aves de subsistência, de fundo de quintal, no município de Maracajá, no sul do estado.

Na propriedade, haviam animais como galinhas de angola, patos, marrecos e codornas. No total, 177 aves foram sacrificadas, conforme prevê a legislação.

Agentes sanitários seguem na região intensificando ações de controle e visitando propriedades.

Não é a primeira vez que o Japão suspende temporariamente as importações.

Em 28 de junho, o país asiático impôs um embargo devido à detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência no município de Serra, no Espírito Santo.

A decisão das autoridades japonesas não está alinhada com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que sugere a suspensão do comércio apenas em casos registrados em produção comercial.

O Código de Saúde de Animais Terrestres da OMSA estabelece que os países-membros não devem suspender o comércio no caso de notificações de gripe aviária que não envolvam aves de produção industrial.

O Ministério da Agricultura brasileiro questionou as autoridades japonesas sobre a suspensão, argumentando que a ocorrência da gripe aviária em aves de subsistência não altera o status do Brasil como um país livre da doença.

Santa Catarina é o segundo maior exportador de frango do Brasil.

No primeiro semestre, o estado exportou 545,5 mil toneladas da proteína.

Os embarques mensais de carne de frango de Santa Catarina para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil.

Entidades protestam
A medida preocupa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne-SC), que lamentaram a suspensão. Confira a nota completa:

“A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne – SC) lamentam a decisão das autoridades sanitárias do Japão em suspender temporariamente as importações de carne de frango produzidas e exportadas pelo Estado de Santa Catarina.

A decisão ocorreu após registro de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em ave de fundo de quintal, situação que, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), não altera o status do Brasil como livre de Influenza Aviária. Cabe lembrar que o Brasil não possui qualquer registro de IAAP na produção industrial – esta é a única situação que poderia gerar alteração no status brasileiro.

Atualmente, os embarques mensais de carne de frango de plantas catarinenses para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil. A ABPA, a ACAV e Sindicarne – SC esperam que parte do impacto da suspensão imposta seja absorvida por outras unidades frigoríficas também habilitadas a exportar, localizadas em outros estados – diminuindo, assim, os efeitos negativos para as exportações brasileiras e aos consumidores japoneses.

Ao mesmo tempo, as associações estão apoiando o trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, juntamente com a Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina no monitoramento do caso de Influenza Aviária em ave de fundo de quintal registrado no estado.

A ABPA, a ACAV e o Sindicarne-SC lembram que não há qualquer risco no consumo dos produtos, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO-ONU) e todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal. Ao mesmo tempo, as entidades do setor informam que todos os protocolos de biosseguridade seguem elevados.

Por fim, as associações reforçam o reconhecimento de toda a cadeia produtiva ao trabalho de excelência liderado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e a Secretaria de Agricultura catarinense, juntamente com as Secretarias de outros estados brasileiros, em total dedicação, eficiência e transparência no trabalho de monitoramento à Influenza Aviária do Brasil”.

 

Fonte: Canal Rural

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Paraná tem risco de temporais durante a semana, prevê Simepar

Uma frente fria começa atuar a partir de terça no Rio Grande do Sul e deve trazer instabilidade para o Paraná

Uma frente fria deve trazer instabilidade aos municípios paranaenses a partir da próxima quinta-feira (20), de acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen. Existe, inclusive, a possibilidade de ocorrerem temporais e chuvas de cerca de 100 milímetros.

De acordo com o meteorologista, no interior do estado haverá uma grande amplitude térmica na terça-feira (21), com as mínimas sendo baixas, mas com o aumento rápido da temperatura entre o final da manhã e a tarde. Na quarta-feira (22), a previsão é de sol predominante ao longo de todo dia e temperaturas mais elevadas.

Como destacado, o tempo muda na quinta-feira (23), com a ocorrência de chuvas em todo o estado e com maiores volumes na região Oeste e Sudoeste. Na sexta-feira (24), as chuvas devem atingir todo o estado do Paraná.

 

Redação Catve.com

Continue Lendo

Geral

Classificação final da 2ª edição do Festival Brescianini da Canção

Na sexta-feira (17) e no sábado (18) foi realizado o 2º Festival Brescianini da Canção, no pavilhão alemão, no parque de exposições de Marechal Cândido Rondon. Mais de 60 cantores se apresentaram nos dois dias do evento. Foram mais de R$ 34 mil em premiação.

Os calouros foram acompanhados pela banda Apoema, que possui grande tradição em festivais.

O evento foi organizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e pela PROEM (Fundação Promotora de Eventos).

Resultado:

INFANTO-JUVENIL
1º lugar geral: Biel Silva – Toledo
2º lugar geral: Henrique e Beatriz – Ubiratã
3º lugar geral: Davi Viti Serena – Itaipulândia
4º lugar geral: Allana Marcelo – Iracema Do Oeste
5º lugar geral: Wallace Henrique – Goioerê
1º lugar Marechal Cândido Rondon – Kauany Lais

CATEGORIA ALEMÃ
1º lugar alemã: As Munikes
2º lugar alemã: Milton & Plinio
3º lugar alemã: Douglas Luis Venske

CATEGORIA GOSPEL
1º lugar geral: Josy & Raffa – Toledo
2º lugar geral: Tiago Alves – Ramilândia
3º lugar geral: Adrielli Luana – São Miguel do Iguaçu
4º lugar geral: Aline Tamara Riffel – Marechal Cândido Rondon
5º lugar geral: Vânia Paula – Toledo
1º lugar Marechal Cândido Rondon: Aline Tamara Riffel
2º lugar Marechal Cândido Rondon: Fabricio Alves
3º lugar Marechal Cândido Rondon: Fabia De Castro Matteus Fischer

POPULAR
1º lugar geral: Mallu Cavalcanti – Ubiratã
2º lugar geral: Beolange Beatriz Kotz – Pato Bragado
3º lugar geral: Jessica Alcilia Da Silva – Toledo
4º lugar geral: Guilherme Alan Dutra – Marechal Cândido Rondon
5º lugar geral: Eder Reginaldo Roeder – Marechal Cândido Rondon
1º lugar Marechal Cândido Rondon: Guilherme Alan Dutra
2º lugar Marechal Cândido Rondon: Eder Reginaldo Roeder
3º lugar Marechal Cândido Rondon: Leticia Guntzel Zang

SERTANEJO
1º lugar geral: Kleber & Adilson – Ubiratã
2º lugar geral: Mauricio Alves De Moraes – Pato Bragado
3º lugar geral: Luiz Carlos & Leandro – Ubiratã
4º lugar geral: Ventura – Mercedes
5º lugar geral: Ângela & Tiago – Cascavel
1º lugar Marechal Cândido Rondon: Janaina Soave
2º lugar Marechal Cândido Rondon: Alissom & Marcos
3º lugar Marechal Cândido Rondon: Waleska Nayane Muller Barão De Mello

Continue Lendo

Geral

Vídeo: ponto de arrecadação no centro de Marechal Rondon será desativado nesta segunda-feira (20). Doações podem ser feitas até as 16h. Entrevista com Cleberson Schuh

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.