Conectado com

Geral

Homem de 91 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Toledo

É com pesar que a administração municipal informa que a dengue fez sua segunda vítima fatal em Toledo no atual ano epidemiológico. Trata-se de um homem, de 91 anos, que apresentou os primeiros sintomas em 14 de abril, foi internado dois dias depois e veio a falecer em 6 de maio. Como a causa-mortis do paciente foi confirmada nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), só agora esse óbito foi contabilizado.

 

O idoso está entre os 4.263 moradores que tiveram dengue desde agosto de 2021 até esta quinta-feira (23), sendo que 4.209 contraíram a doença em território toledano (casos autóctones) e 54 fora dos limites do município (importados). Deste total, 92 casos foram confirmados desde o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anterior, divulgado no último dia 15, o que representa uma variação absoluta de 2,21% e uma redução de 80,34% em relação ao aferido no período entre 8 e 15 de junho, quando 468 pessoas testaram positivo.

 

Há ainda 67 exames aguardando resultado. Somando os casos confirmados, os que estão em análise e os 691 que já foram descartados, 5.021 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico.

 

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as dez primeiras posições ficaram com Panorama (405), Centro (338), Europa (240), Fachini (235) e Boa Esperança (211). Em quantidade de criadouros do mosquito encontrados em imóveis no período entre 16 e 23 de junho, chama a atenção o número de criadouros encontrados nos bairros Croma (50), Tocantins (40) e Boa Esperança (20).

 

Combate

O Boa Esperança, aliás, receberá no próximo dia 2 (sábado), das 8h às 13h, as ações do Ecoponto Itinerante Contra a Dengue, ação da SMS em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e com o Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus que tem como objetivo incentivar os moradores a recolherem e destinarem de forma adequada materiais (embalagens, garrafas, plásticos, entre outros) que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, vai estar presente com a mesma intensidade com que tem trabalhado nas últimas semanas para conter a doença, conclamando a população a redobrar as ações que impeçam a reprodução do inseto, o que não exige muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um “pente fino” no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.

 

É importante frisar que o frio não elimina as larvas do Aedes aegypti, que podem resistir a baixas temperaturas por até um ano. Outro ponto importante é permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham pleno acesso aos imóveis facilitados a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.

 

Para evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença – manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço – deve procurar assistência médica imediatamente. Nunca é demais lembrar: a dengue mata e tudo que for possível para preveni-la deve ser feito!

 

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Toledo

Continue Lendo
Publicidade

Geral

7 novas mortes por dengue são confirmadas em Cascavel

Foto: Catve.com

Da última semana para esta, município confirmou 3.018 novos casos, chegando a 22,7 mil

Sete novas mortes em decorrência de dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Cascavel, no oeste do Paraná. Os dados foram divulgados pelo secretário, Miroslau Bailak, na manhã desta quinta-feira (25).

Da última semana para esta, o município confirmou 3.018 novos casos da doença, chegando a 22,7 mil. Ao todo, são 19 óbitos. De acordo com o secretário, 25 mortes são investigadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

O secretário disse, com base na procura por atendimento da população, que o momento mais crítico da epidemia de dengue já passou no município.

“Quando estávamos no pico, nós chegamos a atender mais de 850 casos por dia. Hoje, nós estamos com menos de 300 [atendimentos por dia]. É uma queda bastante forte, que se acentuou muito na última semana”, afirma.

 

 

 

Redação Catve.com

Continue Lendo

Geral

Representantes do Sebrae e de outros municípios conhecem padrões do Compras Marechal

Aprender sobre os aspectos técnicos de elaboração, implantação e execução do Compras Marechal – Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico Local e Regional.

Este foi o objetivo com a visita de representantes de associações comerciais e das prefeituras de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Aurora, Pato Bragado e de Vera Cruz do Oeste, além do Sebrae de Cascavel e Foz do Iguaçu, realizada nesta quarta-feira na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Conforme Angélica Fonseca Weirich, consultora do Sebrae, a prefeitura de Marechal Rondon colocou em prática uma iniciativa considerada exemplo em nível de Paraná…..

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura quer destinar área de 7 mil m² no Boa Vista para nova escola estadual

Foto: Assessoria

Objetivo é atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

 

O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 22/2024, que dispõe sobre doação de terreno do Município ao Governo do Paraná.

O objetivo é que na área de 7.192,70 m², localizada no bairro Boa Vista, seja construída uma escola pública estadual, evitando que alunos que residem naquela região precisem ser encaminhados ao Colégio Estadual Eron Domingues, localizado na área central da cidade.

Atualmente, cerca de 300 crianças são encaminhadas, por meio de transporte público, até este educandário.

Conforme o Projeto de Lei, se aprovado, a edificação do novo educandário deverá ser iniciada pelo Governo do Paraná no prazo máximo de dois anos, contados a partir da data da outorga da escritura pública de doação.

“A oferta de um espaço adequado para a construção de uma escola pública de ensino fundamental – anos finais, além de proporcionar a garantia de um atendimento adequado aos alunos daquela região, também representará um marco importantíssimo para a comunidade do bairro Boa Vista e para o Município como um todo, evidenciando o compromisso, tanto do governo municipal, quanto do governo estadual, com a educação pública e com o bem-estar dos cidadãos”, afirmou o prefeito Marcio Rauber na justificativa do Projeto de Lei, que começou a tramitar esta semana na Câmara de Vereadores.

 

 

Fonte: Assessoria / Cristiano Marlon Viteck 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.