Conectado com

Geral

Hospital Regional de Toledo tem abertura programada para o dia 06 de outubro com atendimento 100% SUS

A maior “novela” da história do município de Toledo parece estar nos seus últimos capítulos. O Hospital Regional de Toledo (HRT) tem a sua inauguração prevista para o dia 06 de outubro, às 09h00. A data já tinha sido exposta nos últimos dias e foi confirmada pela Prefeitura em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira, 12.

A coletiva de imprensa ocorreu no Gabinete do prefeito e contou com a presença do próprio, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt (União Brasil), do presidente da Câmara de Vereadores Dudu Barbosa (Republicanos), da secretária de Saúde Gabriela Kucharski e do diretor clínico do HRT Gustavo Elias, além de representantes do setor Jurídico da Prefeitura.

Na última semana o Ministério Público do Paraná (MPPR) enviou à Prefeitura uma recomendação de que o HRT tenha 100,00% dos seus atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), visto que a totalidade dos recursos para a construção da unidade e compra dos equipamentos foi oriunda de verba pública.

Neste sentido, o prefeito Beto Lunitti, afirmou que a unidade contará com o atendimento 100,00% SUS. “O edital de contratação da empresa que fará a gestão previa que 60,00% dos atendimentos fossem via SUS, a IDEAS, empresa que realizará a gestão ofereceu 85,00%, mas a recomendação do MPPR é de que esse atendimento seja 100,00% SUS. Então, dada a emergência da abertura do Hospital, optamos por acatar a decisão”, disse o gestor municipal.

Gustavo Elias, diretor do HRT e da IDEAS, entende que a mudança para 100,00% dos atendimentos via SUS demandará algumas alterações no modelo de gestão. “Estamos em conversas com a gestão municipal para prestarmos bons serviços, sem prejuízos para a comunidade. Teremos os melhores especialistas compondo o nosso time de profissionais qualificados”.

O prefeito Beto Lunitti, acredita que o ideal agora é discutir junto a Câmara de Vereadores e ao Jurídico da Prefeitura a melhor forma para contribuir para que a gestão seja 100,00% SUS. “Existe dentro deste contexto uma avaliação, mas a entidade filantrópica mantenedora do HRT entende que o atendimento deverá ser 100,00% público e agora os setores jurídicos já estão trabalhando para esta nova realidade. A Câmara de Vereadores também será chamada para anuir, ou não, o que for construído legalmente. A decisão, enquanto administração municipal, é que o Hospital atenda 100,00% SUS”, afirmou.

Durante a coletiva de imprensa, a secretária de Saúde Gabriela Kucharski lembrou da visita do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto ao HRT. A visita ocorreu no último domingo, 10, e Beto Preto se comprometeu a aumentar o número de Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) para a 20ª Regional de Saúde de Toledo. A perspectiva é de que a Regional tenha ao menos mais 300 AIHs.

“A Regional de Saúde também incumbiu todos os municípios da sua área de abrangência que revisem a destinação de suas AIHs. Fizemos um levantamento e buscamos a média de atendimento de cada prestador cadastrado junto ao município e observamos o que poderíamos repactuar com o Hospital Regional. Tudo isso foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, um órgão deliberativo e que entendeu a necessidade desse ajuste. Com isso, chegamos a mais 217 AIHs para o HRT”, explicou a secretária.

Profissionais

O diretor clínico Gustavo Elias informou que o Instituto IDEAS trabalha com um Banco de Talentos e que várias entrevistas e um processo seletivo já foram realizados com profissionais de diversas áreas.

Os contratados começarão a ser chamados já a partir da próxima semana e os treinamentos serão realizados em breve. A intenção é de que até o dia 06 de outubro, data da abertura, todos os colaboradores já estejam contratados e aptos para atender a população.

O diretor disse que a intenção é de que o HRT atenda com vários médicos especialistas e que os profissionais estejam entre os mais capacitados de Toledo e região.

 

Toledo News com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledo.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.