Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

(Foto: Agência Brasil)

O deputado federal Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, foi eleito neste sábado, em primeiro turno, para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados, com 444 votos dos 513 deputados.

Aos 35 anos, ele será o mais jovem presidente da Casa desde a redemocratização do país, mas carrega uma experiência de quatro mandatos consecutivos como deputado federal pela Paraíba.

Franco favorito na disputa, apoiado por 17 dos 20 partidos com assento na Câmara, Motta precisava de pelo menos a maioria absoluta de apoios – 257 votos – para vencer em turno único, mas foi além e liquidou a fatura com amplo apoio entre os pares, de praticamente todo o espectro partidário.

A votação não superou a obtida por Arthur Lira, do PP do Alagoas, em fevereiro de 2023, quando ele foi reeleito com o voto uma votação recorde de 464 deputados.

Os dois concorrentes na disputa, Marcel van Hattem, do Novo do Rio Grande do Sul, e Pastor Henrique Vieira, do PSOL de Rio de Janeiro, obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente.

Houve o registro de dois votos em branco.

Após ter o resultado proclamado, Motta foi chamado à mesa para assinar o termo de posse e assumir a cadeira ocupada por Lira.

Mais cedo, o Senado Federal também realizou a eleição para a a presidência, com vitória por ampla maioria do senador Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá.

Ele foi eleito neste sábado por seus pares, com votos tanto do governo quanto da oposição, para comandar o Senado pelos próximos dois anos, com a promessa de defender as prerrogativas da Casa perante os demais Poderes e manter independência durante os dois últimos anos do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Parlamentar com forte influência no Senado, Alcolumbre foi eleito com 73 votos dentre os 81 senadores, bem acima do mínimo de 41 votos necessários para ser declarado vitorioso no primeiro turno de votação.

Fonte: Agência Brasil