Conectado com

Geral

IAP alerta que queimar palhadas ou lixo em quintais constitui crime ambiental

Ilustrativa

Em Mal. Rondon ontem a noite um homem que ateou fogo numa palhada foi detido e encaminhado para a DRP

O fim do inverno e a proximidade da primavera pode ser o momento de limpeza de quintais e terrenos baldios.

Com folhas e flores espalhadas pelo chão, inevitavelmente pode-se pensar que a melhor maneira de se desfazer destes resíduos é botar fogo.

O Instituto Ambiental do Paraná publicou alerta que a prática de queimadas em terrenos baldios é crime ambiental, com direito à multa que varia de 1 mil reais por hectare ou fração de até 6 mil reais.

O órgão faz o alerta por conta do grande número de registros desse tipo de atividade ilegal no Estado do Paraná.

O objetivo também é prevenir que essas ocorrências tomem proporções maiores e fujam do controle.

Pessoas que forem pegas praticando queimadas sem autorização do órgão competente em área de pastagem, será enquadra segundo Artigo 58 do Decreto Estadual nº 6.514/2008.

Além disso, dependendo do porte da vegetação pode ser enquadrada no Artigo 49 ou 50, culminado com o artigo 60, item 1, do mesmo Decreto, que dispõe sobre o uso do fogo e destruir ou danificar florestas.

Ontem, duas ocorrências do gênero foram registradas na região.

Em Nova Santa Rosa o caminhão pipa da prefeitura foi acionado no começo da tarde para combater um incêndio as margens da rodovia em direção a Marechal Rondon.

O incêndio tomou maiores proporções porque existiam troncos e muitos galhos de árvores que foram cortadas: as causas do incêndio são desconhecidas.

Em Marechal Cândido Rondon por volta das 19 horas e 30 minutos, a Policia Militar foi acionada para se deslocar até rua Edgar Schiessel para prestar apoio ao corpo de bombeiros.

No local a equipe foi informada de que um incêndio havia sido provocado por um popular que posteriormente foi identificado e qualificado.

O trabalhador relatou que estava capinando em uma área, e que teria ateado fogo para queimar a palhada.

Disse que perdeu o controle do fogo que com o vento teria se alastrado rapidamente, queimando uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados.

Ele relatou que em função do ocorrido teria solicitado para que um vizinho ligasse para o telefone de emergência pedindo socorro ao corpo de bombeiros que se fez presente no local controlando o incêndio.

Diante das circunstancias o autor foi encaminhado a 47 DRP para as medidas cabíveis.

Geral

CONSEG Marechal e Sindicato Rural Patronal farão a aquisição de dois fuzis para repassar à PM

Armamento reforçará ações em todos os municípios da área de ação da 2º CIA, com destaque para a Patrulha Rural

 

Aconteceu nesta quarta-feira (31) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon, reunião ordinária da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG.

Na pauta, assuntos importantes como prestação de contas e a definição para realização da tradicional feijoada do CONSEG, que será realizada no dia 02 de setembro.

Outro assunto importante, foi a discussão da aquisição de duas armas de longo alcance e grosso calibre calibre (fuzil) por meio do Conselho Comunitário de Segurança, para serem repassadas a Segunda Companhia da Policia Militar de Marechal Rondon.

Tratativas neste sentido já vem acontecendo há algum tempo, inclusive, com intervenção do Sindicato Rural Patronal, que realizou encontros importantes, até mesmo com o comandante da Patrulha Rural do Estado do Paraná, coronel Íncare Correa de Jesus.

Naquela ocasião, o presidente do Sindicato, Edio Chapla, se colocou à disposição da Policia Militar, para a própria entidade fazer a aquisição de um fuzil, para repassar ao CONSEG, que posteriormente fará o repasse à Patrulha Rural da PM de Marechal Rondon, para reforçar principalmente a segurança do homem do campo.

Também existe a confirmação, de que um segundo fuzil será adquirido com recursos próprios do CONSEG Marechal, para também ser repassado à PM rondonense.

Única exigência da diretoria do CONSEG e do Sindicato Rural Patronal é de que esses armamentos fiquem na área de ação da Companhia de Marechal Rondon.

Conforme o presidente do CONSEG, Victor Morel, “graças a boa gestão da diretoria e a participação de todos nas contribuições mensais, e nos eventos festivos de arrecadação de recursos, temos um dinheiro bom em caixa, e podemos comprar esse armamento que fará a diferença nas operações policiais” garantiu o presidente do Conselho.

O secretário municipal de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, afirmou que juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Soldado Sauer, viabilizou tratativas com o comando do 19º Batalhão da PM, da qual a 2º CIA faz parte, tendo a garantia do comandante do BPM, coronel Jorge Fritola, de que esses armamentos ficarão condicionados em Marechal Rondon. “O coronel Jorge nos garantiu que esses armamentos não sairão daqui, e se comprometeu em reforçar o efetivo, designando novos policiais militares para a Patrulha Rural, a partir da aquisição desses novos armamentos”, concluiu o secretário Welyngton.

 

Continue Lendo

Geral

CMEI Zilda Arns comemora dez anos de atividades

Na terça-feira (30), foram celebrados os dez anos de atividades do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Zilda Arns, de Marechal Cândido Rondon. Foi prestada uma homenagem vinculada ao projeto A União Faz a Vida, da Sicredi Aliança PR/SP, que reuniu o Coro Canta Marechal, além de uma carreata.

O projeto ocorreu durante o mês, tendo envolvido crianças e pais, bem como servidores do CMEI.

Outras ações trabalhadas no decorrer deste ano pelos professores do CMEI com as crianças, estão relacionadas com a história de vida das crianças, riqueza e importância da leitura, do brincar, dos sons e da música, a grandiosidade da acolhida da criança sendo aplicada na relação escola e família, a iniciação a robótica e a sustentabilidade, as descobertas sensoriais e a riqueza do mundo dos animais.

A diretora Mariza Dalpissol menciona que o CMEI atende a 156 crianças, com idade entre quatro meses até os quatro anos de idade, ofertando os turnos parciais (matutino e vespertino) e o ensino integral. A equipe é formada por 69 servidores. Mariza, as coordenadoras Clarisse Albrecht Kehl e Rubiara Andressa Gonçalves Schein parabenizam os educandos e suas famílias, toda equipe de trabalho, aos voluntários, amigos, fundadores e todos aqueles que já fizeram e fazem parte desta história tão bonita e reforça que toda a equipe segue firme com a missão de ensinar com amor.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, criança e texto

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, criança e texto

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, criança e texto

Pode ser uma imagem de texto

Pode ser uma imagem de 10 pessoas, piano, clarinete e texto que diz "ANOS CMEI ZLDA ARNS EU ARTE HITÓRI"

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, trampolim, multidão e texto

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, iluminação, ambulância, carro, rua, estrada e texto

Pode ser uma imagem de 14 pessoas e texto

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Nova Santa Rosa recebe a Coresul Tintas pelo Troféu Difusora

Confronto no Ginásio Eurides Priebe é decisivo para a classificação dos donos da casa para às quartas de final

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.