Conectado com

Geral

IAP alerta que queimar palhadas ou lixo em quintais constitui crime ambiental

Ilustrativa

Em Mal. Rondon ontem a noite um homem que ateou fogo numa palhada foi detido e encaminhado para a DRP

O fim do inverno e a proximidade da primavera pode ser o momento de limpeza de quintais e terrenos baldios.

Com folhas e flores espalhadas pelo chão, inevitavelmente pode-se pensar que a melhor maneira de se desfazer destes resíduos é botar fogo.

O Instituto Ambiental do Paraná publicou alerta que a prática de queimadas em terrenos baldios é crime ambiental, com direito à multa que varia de 1 mil reais por hectare ou fração de até 6 mil reais.

O órgão faz o alerta por conta do grande número de registros desse tipo de atividade ilegal no Estado do Paraná.

O objetivo também é prevenir que essas ocorrências tomem proporções maiores e fujam do controle.

Pessoas que forem pegas praticando queimadas sem autorização do órgão competente em área de pastagem, será enquadra segundo Artigo 58 do Decreto Estadual nº 6.514/2008.

Além disso, dependendo do porte da vegetação pode ser enquadrada no Artigo 49 ou 50, culminado com o artigo 60, item 1, do mesmo Decreto, que dispõe sobre o uso do fogo e destruir ou danificar florestas.

Ontem, duas ocorrências do gênero foram registradas na região.

Em Nova Santa Rosa o caminhão pipa da prefeitura foi acionado no começo da tarde para combater um incêndio as margens da rodovia em direção a Marechal Rondon.

O incêndio tomou maiores proporções porque existiam troncos e muitos galhos de árvores que foram cortadas: as causas do incêndio são desconhecidas.

Em Marechal Cândido Rondon por volta das 19 horas e 30 minutos, a Policia Militar foi acionada para se deslocar até rua Edgar Schiessel para prestar apoio ao corpo de bombeiros.

No local a equipe foi informada de que um incêndio havia sido provocado por um popular que posteriormente foi identificado e qualificado.

O trabalhador relatou que estava capinando em uma área, e que teria ateado fogo para queimar a palhada.

Disse que perdeu o controle do fogo que com o vento teria se alastrado rapidamente, queimando uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados.

Ele relatou que em função do ocorrido teria solicitado para que um vizinho ligasse para o telefone de emergência pedindo socorro ao corpo de bombeiros que se fez presente no local controlando o incêndio.

Diante das circunstancias o autor foi encaminhado a 47 DRP para as medidas cabíveis.

Geral

7 novas mortes por dengue são confirmadas em Cascavel

Foto: Catve.com

Da última semana para esta, município confirmou 3.018 novos casos, chegando a 22,7 mil

Sete novas mortes em decorrência de dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Cascavel, no oeste do Paraná. Os dados foram divulgados pelo secretário, Miroslau Bailak, na manhã desta quinta-feira (25).

Da última semana para esta, o município confirmou 3.018 novos casos da doença, chegando a 22,7 mil. Ao todo, são 19 óbitos. De acordo com o secretário, 25 mortes são investigadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

O secretário disse, com base na procura por atendimento da população, que o momento mais crítico da epidemia de dengue já passou no município.

“Quando estávamos no pico, nós chegamos a atender mais de 850 casos por dia. Hoje, nós estamos com menos de 300 [atendimentos por dia]. É uma queda bastante forte, que se acentuou muito na última semana”, afirma.

 

 

 

Redação Catve.com

Continue Lendo

Geral

Representantes do Sebrae e de outros municípios conhecem padrões do Compras Marechal

Aprender sobre os aspectos técnicos de elaboração, implantação e execução do Compras Marechal – Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico Local e Regional.

Este foi o objetivo com a visita de representantes de associações comerciais e das prefeituras de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Aurora, Pato Bragado e de Vera Cruz do Oeste, além do Sebrae de Cascavel e Foz do Iguaçu, realizada nesta quarta-feira na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Conforme Angélica Fonseca Weirich, consultora do Sebrae, a prefeitura de Marechal Rondon colocou em prática uma iniciativa considerada exemplo em nível de Paraná…..

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura quer destinar área de 7 mil m² no Boa Vista para nova escola estadual

Foto: Assessoria

Objetivo é atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

 

O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 22/2024, que dispõe sobre doação de terreno do Município ao Governo do Paraná.

O objetivo é que na área de 7.192,70 m², localizada no bairro Boa Vista, seja construída uma escola pública estadual, evitando que alunos que residem naquela região precisem ser encaminhados ao Colégio Estadual Eron Domingues, localizado na área central da cidade.

Atualmente, cerca de 300 crianças são encaminhadas, por meio de transporte público, até este educandário.

Conforme o Projeto de Lei, se aprovado, a edificação do novo educandário deverá ser iniciada pelo Governo do Paraná no prazo máximo de dois anos, contados a partir da data da outorga da escritura pública de doação.

“A oferta de um espaço adequado para a construção de uma escola pública de ensino fundamental – anos finais, além de proporcionar a garantia de um atendimento adequado aos alunos daquela região, também representará um marco importantíssimo para a comunidade do bairro Boa Vista e para o Município como um todo, evidenciando o compromisso, tanto do governo municipal, quanto do governo estadual, com a educação pública e com o bem-estar dos cidadãos”, afirmou o prefeito Marcio Rauber na justificativa do Projeto de Lei, que começou a tramitar esta semana na Câmara de Vereadores.

 

 

Fonte: Assessoria / Cristiano Marlon Viteck 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.