Conectado com

Geral

Idosa de 91 anos se recupera do novo coronavírus após 10 dias de internamento no Paraná: ‘Estou maravilhosa’

Equipe médica aplaudiu a dona Vitalina quando recebeu alta neste domingo (5), em Cornélio Procópio — Foto: Arquivo pessoal

“Estou maravilhosa, estou aqui para o que der e vier!”, disse Vitalina Ferreira dos Santos, de 91 anos, após se recuperar do novo coronavírus. Ela ficou internada por 10 dias e recebeu alta médica neste domingo (5), em Cornélio Procópio, no norte pioneiro do Paraná.

“Foi uma notícia agradável. O médico chegou batendo palminha para mim, comemorando a minha vitória”, disse sobre o momento que recebeu alta.

A idosa mora em uma fazenda em Leópolis, também no norte pioneiro, e contou que tinha viajado para São Paulo (SP), no início de março, antes de ser infectada pela Covid-19.

“Se eu tivesse pensado bem, não teria ido para lá, mas eu queria fazer uma visita para a minha neta mais velha”, relevou.

De acordo com a filha Vitalina dos Santos Barbosa, a mãe dela teve pneumonia e ficou internada por um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Mas em nenhum momento apresentou um quadro grave de saúde.

“Eu não estou me contendo de alegria. Só um milagre mesmo. Minha mãe é cardíaca, tem pressão alta e a recuperação foi ótima. Os médicos estão pasmos de ver, isso é mão de Deus!” contou emocionada.

Vitalina e a filha, que a acompanhou no hospital, ficarão em isolamento domiciliar por dez dias, mesmo sem apresentarem sintomas da doença. A filha aguarda pelo teste da Covid-19.

Segundo a filha, a mãe dela tem muita fé e, por isso, se recuperou muito bem — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a filha, a mãe dela tem muita fé e, por isso, se recuperou muito bem — Foto: Arquivo pessoal

Dona Vitalina é mãe de 10 filhos, tem 21 netos, 19 bisnetos e cinco tataranetos. Não à toa, ela disse que não vê a hora de abraçar todo mundo.

No hospital, segundo a filha, ela fazia videoconferência pelo celular com os familiares.

“Tenho saudades e com certeza quero ver todo mundo!”, destacou a idosa.

Tratamento

Vitalina agradeceu o cuidado médico da equipe do hospital — Foto: Vitalina dos Santos/Arquivo pessoal

Vitalina agradeceu o cuidado médico da equipe do hospital — Foto: Vitalina dos Santos/Arquivo pessoal

De acordo com Vitalina, apesar de saber da gravidade da doença, ela não ficou preocupada porque tinha fé de que ficaria bem.

“Não esquentei com nada. Não precisa ter medo, porque onde existe Deus, existe cura. Se você tem fé em Deus você tem tudo, porque Deus é amor.”

Em entrevista ao G1, Vitalina fez questão de agradecer a equipe médica que cuidou dela, pois disse que todos a trataram com amor enquanto estava internada.

“Tem uma meninada lá que trabalha com amor. Eu falava: ‘é isso mesmo queridos, a gente tá aqui doente e tem gente que tá sofrendo. Quando existe amor assim, parece que a gente sara mais depressa’.”

Quando voltar para casa

Dona Vitalina está na casa da filha, em quarentena, e espera poder voltar logo para a fazenda dela, em Leópolis — Foto: Vitalina dos Santos/Arquivo pessoal

Dona Vitalina está na casa da filha, em quarentena, e espera poder voltar logo para a fazenda dela, em Leópolis — Foto: Vitalina dos Santos/Arquivo pessoal

Recuperada, Vitalina contou que espera poder voltar para a fazenda dela para trabalhar. Ela explicou que morar em meio à natureza a ajuda a ter uma boa saúde.

Sempre ativa e há 60 anos vivendo na mesma fazenda, ela disse que gosta de cuidar de tudo, desde plantar flores até limpar o quintal.

“A primeira coisa que vou fazer, quando eu chegar em casa, é criar dos meus animais, os porcos e as galinhas.”

Fonte: G1
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Liberado o tráfego sobre a ponte de acesso à linha Concórdia

Foi liberado há instantes, o tráfego de veículos na ponte sobre o rio Arroio Fundo, situada no acesso à linha Concórdia, interior de Marechal Cândido Rondon.

Os acessos pela rodovia Marechal Rondon a Margarida, nas proximidades da antiga Estância Coroados, bem como no interior, estavam interditados desde segunda-feira (25).

Durante os três dias, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizaram a reforma da ponte, atendendo a uma determinação do prefeito Marcio Rauber.

Pode ser uma imagem de depósito de madeira

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Disputas coletivas na fase municipal dos JEPS iniciam na segunda-feira

A fase municipal dos JEPS (Jogos Escolares do Paraná) terá continuidade a partir de segunda-feira (1º), em Marechal Cândido Rondon, com a realização das disputas nas modalidades coletivas. As partidas ocorrerão em diversos ginásios na sede municipal, envolvendo alunos/atletas das classes A (2007 a 2009) e B (2010 a 2012), nos naipes feminino e masculino.

Os jogos de basquetebol acontecerão de segunda a quarta-feira (03), no ginásio do CAF (Centro de Atendimento à Família), no bairro botafogo. Já o futsal terá seus duelos nos ginásios Ney Braga e Clarindo Bortolon, na Vila Gaúcha, de segunda-feira a sábado (06).

O Ginásio do Colégio Luterano Rui Barbosa sediará os jogos de handebol, nos dias 08, 09 e 10. A modalidade de voleibol terá calendário cheio, com partidas dos dias 1º até 09 de abril, nos ginásios dos colégios Evangélico Martin Luther e Eron Domingues. As partidas de vôlei de praia serão no dia 06, na arena de rodeio no parque de exposições.

As disputas individuais foram realizadas dos dias 19 a 22 de março.

A organização da fase municipal dos JEPS é da prefeitura de Marechal Rondon, através da Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da Secretaria de Educação.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Asilo Lar Rosa Unidas organiza mais um Bazar de Roupas Usadas

O Asilo Lar Rosas Unidas, de Marechal Cândido Rondon, está organizando para o próximo dia 06 de abril mais uma edição de seu Bazar Beneficente de Roupas e Utensílios.

Quem dá detalhes a respeito é a voluntária coordenadora do evento, Léia Zambom…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.