A mulher disse a idosa que ela perderia a aposentadoria e a PM seria chamada se não respondesse as perguntas da pesquisa
Segundo a denúncia recebida pelo Portal, uma mulher que está realizando pesquisa do Censo do IBGE em Nova Santa Rosa esteve na semana que passou em uma casa de uma idosa no distrito de Alto Santa Fé e se apresentou como colaboradora Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) dizendo que precisava fazer algumas perguntas a idosa para que a pesquisa fosse respondida, a idosa disse que no momento não poderia atender a colaboradora devido a seus afazeres, mas que em outra oportunidade poderia atender sim.
Segundo a denuncia que o Portal Nova Santa Rosa recebeu, a idosa foi ameaçada pela colaboradora, e que se ela não respondesse o questionamento das perguntas a Polícia Militar seria acionada e a aposentadoria da idosa seria cortada e ela perderia o direito do benefício.
A idosa ficou em choque após a mulher do IBGE ir embora e ligou para os familiares que foram até a casa dela para acalmá-la, pois ela se encontrava em desespero, temendo que perderia a aposentadoria e que ainda a polícia iria até a sua casa.
O espaço fica em aberto para esclarecimentos do IBGE.
Sobre a Lei de número 5.534 clique aqui.
O que acontece se não responder a pesquisa do IBGE?
Responder ao IBGE é uma obrigação legal e com previsão de multa de até R$ 12 mil para quem se recusar. “Quando há essa recusa, o morador recebe uma notificação e, caso insista nessa atitude, ele pode ser multado em até dez vezes o valor do salário mínimo vigente”, esclarece o Instituto. (fonte: internet)
Fonte: Portal Nova Santa Rosa