Igreja Ucraniana de Ouro Preto é tombada como patrimônio cultural de Toledo

Decisão foi tomada nesta quinta-feira (12) pelo CMPCT; templo mantém características originais da época que foi construído, há mais de 60 anos

A Igreja Ucraniana de Ouro Preto, localizada na comunidade rural de mesmo nome, acaba de ser oficialmente reconhecida como patrimônio cultural de Toledo. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (12) pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Toledo (CMPCT), em reunião que deliberou parecer favorável emitido pela Câmara Técnica/História, Memória e Patrimônio do colegiado.

O tombamento do templo, que foi concluído em 1963 e preserva suas características arquitetônicas originais, passará a vigorar oficialmente a partir de sua publicação no Órgão Oficial do Município, prevista para esta sexta-feira (13). O processo de aprovação seguiu as diretrizes da Lei Municipal n.º 153/2016, que regula o reconhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural do município.

A Igreja Ucraniana de Ouro Preto é um dos mais importantes símbolos da cultura ucraniana em Toledo. Há 61 anos, o templo acolhe fiéis que, uma vez por mês, participam da missa no rito bizantino, o mais antigo do catolicismo, celebrado desde o século IV.

Com o tombamento, a comunidade local terá condições melhores para buscar recursos para realizar uma ampla reforma estrutural, além de investir no fortalecimento da iconografia religiosa presente no espaço. A intenção é transformar a igreja em um ponto turístico que valorize ainda mais a cultura ucraniana e contribua para a preservação de sua identidade histórica.

Decisão foi tomada nesta quinta-feira (12) pelo CMPCT; templo mantém características originais da época que foi construído, há mais de 60 anos