Geral
Igreja Verdade que Liberta organiza 5ª edição do Projeto Vivendo o Amor

Publicado em:
A Igreja Evangélica A Verdade que Liberta está organizando para este sábado, dia 24, mais uma edição do Projeto Vivendo o Amor.
A maior parte da programação é direcionada às crianças
Uma das frases mais comuns que se ouve na vida é: “Deus é amor”!
Baseando-se nisso, a Igreja Evangélica A Verdade que Liberta acredita que o amor na prática é a melhor forma de demonstrar Deus às pessoas, e assim, transformar vidas, famílias e a própria comunidade.
É por isso que, no próximo sábado, será promovida a quinta edição do Projeto Vivendo o Amor, na Praça Willy Barth, em Marechal Cândido Rondon.
A primeira ocorreu no Jardim Primavera em 2015; a partir de então, foram realizadas na Praça Willy Barth, alcançando um público estimado entre 2.500 e 3.000 pessoas em cada edição.
De acordo com o pastor da A Verdade que Liberta de Marechal Cândido Rondon, Thiago Rodrigo Smaniotto, todas as ações do Projeto Vivendo o Amor visam o benefício da comunidade, incluindo atividades para as crianças, como teatro de fantoches, pintura de rosto, cama elástica, infláveis, brindes, pescaria, dicas de alimentação e saúde, medição de pressão e diabetes, banca solidária, entre outras.
Tudo gratuito e aberto a toda a comunidade.
O objetivo é promover uma tarde divertida para que pais, filhos, amigos e todos os que desejarem, possam participar e desfrutar de bons momentos.
O pastor entende que uma das melhores formas de demonstrar o amor é servindo ao próximo, e o Projeto Vivendo o Amor visa colocar isso em prática.
Thiago Smaniotto explica que o público-alvo são todas as famílias, mas a maior parte da programação é direcionada às crianças.

Agricultura
Seminário de Soja e Milho da Copagril será na quinta-feira

Publicado em:
A Copagril vai reunir grande parte de seu quadro social nesta quinta-feira, dia 26, na edição deste ano do Seminário de Soja e Milho.
A recepção aos associados será a partir das 13 horas e 30 minutos na AACC, seguindo-se a abertura e duas palestras.
A primeira sobre Seguro Agrícola, instrumento de proteção de riscos e segunda sobre doenças foliares na cultura da soja.
O presidente da Copagril, Ricardo Chapla menciona que após dois anos, em função da pandemia, o evento retorna no formato presencial, com importantes informações aos agricultores…….
Geral
Acimacar promove café e palestra para celebrar o Dia da Indústria

Publicado em:
Um café matinal nesta quarta-feira, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon reunirá dirigentes e empresários para celebrar o “Dia da Indústria”.
Além de recepcionar os associados do setor com café da manhã, para celebrar o Dia da Indústria a entidade também promove a palestra “Indústria 4.0”, com o Engenheiro Mecânico e palestrante credenciado pelo Sebrae, Elpidio Costa.
A Indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
O evento promovido pela Acimacar objetiva motivar a troca de experiências entre os empresários, trazer conhecimento e novas informações que podem ser aplicadas no cotidiano das empresas, fortalecendo a classe e, consequentemente, o crescimento das empresas e do setor industrial como um todo.
De outra parte, também fazendo parte da programação voltada aos industriais do município, a Acimacar fará nesta sexta-feira o lançamento do Fórum Empresarial 2022.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Carla Rieger, comenta sobre mais estas duas iniciativas da entidade….
Geral
Câmara de Vereadores aprova contas do ex-prefeito Edson Wasem de 2007

Publicado em:
Por unanimidade, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (23) o Projeto de Decreto-Legislativo 6/2022. Ele dispõe sobre a regularidades das contas do Município no exercício de 2007, durante o governo do prefeito Edson Wasem.
A decisão dos vereadores seguiu o Acórdão de Parecer Prévio 24/2022, da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
O órgão fiscalizador foi favorável à aprovação das contas. Porém, apresentou a ressalva de que, naquele ano, o Município realizou movimentação de recursos em banco privado, o que fere o artigo 164 da Constituição Federal, bem como o artigo 43 da lei de Responsabilidade Fiscal.
Como regra, o caixa dos Municípios deve ser mantido em instituições financeiras oficiais, ou seja, aquelas que sejam empresas públicas ou sociedade de economia mista da União ou dos Estados-membros.
Reféns
Na discussão que antecedeu a votação do Projeto de Decreto-Legislativo 6/2022, o vereador Moacir Froehlich defendeu a aprovação das contas do Município do exercício de 2007. Ele, que também foi prefeito de Marechal Cândido Rondon de 2009 a 2016, criticou a ressalva manifestada pelo TCE-PR.
“Este é mais um exemplo do quanto prefeitos e presidentes de Câmara estão enroscados no Tribunal de Contas por coisas mínimas. Falo isso porque também tenho pendências. Não só eu, mas também outros ex-prefeitos no Paraná inteiro”, desabafou Moacir Froehlich.
Segundo ele, por pequenos detalhes, gestores públicos muitas vezes precisam responder a processos e, em diversos casos, são obrigados a devolver dinheiro aos cofres públicos.
“Nosso Tribunal de Contas (do Paraná) é uma máquina de arrecadação de dinheiro de pessoas públicas por coisas ínfimas. Vou aprovar (as contas de 2007) porque sei o quanto isso perturba os homens públicos, pessoas de bem. O prefeito, às vezes, vira refém de pequenas coisas”, lamentou.
Na avaliação de Moacir Froehlich, para que os governos possam executar as obras e ações no ritmo demandado pela população, sem riscos de punições aos gestores públicos por pequenos detalhes, é urgente fazer a reforma administrativa no País. “Para que possamos superar essa burocracia”, ressaltou.