Pouco mais de três anos após o início das obras, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, será inaugurada oficialmente na próxima segunda-feira.
Os investimentos foram de 323 milhões de reais
Estão previstas as presenças dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, entre outras autoridades dos dois países.
O empreendimento é uma ação do governo federal, em parceria com o governo do Estado do Paraná e a Itaipu Binacional, que está investindo R$ 323 milhões no projeto, em valores atualizados.
A empresa também financia as obras da Perimetral Leste, que estão em andamento e incluem construção de novas aduanas.
A rodovia de 15 km vai conectar a nova ponte à BR-277 e o valor de investimento da Itaipu é de R$ 336,6 milhões.
Nesta quarta-feira, representantes do consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, responsável pela obra da ponte, reuniram-se em Foz do Iguaçu com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, e o diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell.
O encontro foi solicitado pelo consórcio para agradecer a participação de Itaipu no projeto, como agente financiador, o que permitiu a conclusão dentro do cronograma previsto, sem atrasos significativos ou incidentes.
A Ponte da Integração Brasil-Paraguai é do tipo estaiada, tem 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros.
Conta com duas pistas de 3 metros e 60 de largura cada, acostamento de 3 metros e calçada de 1 metro e 70 centimetros nas laterais.
No lado brasileiro, o mastro principal tem 190 metros, equivalente a um prédio de 63 andares.
No final de novembro, a ponte foi submetida a testes dinâmicos com caminhões-betoneira, carregados de água e brita e carga de até 162 toneladas.
A iluminação funcional, com tecnologia em LED, também está instalada.
Mesmo antes de inaugurada, a ponte – vizinha do Marco das Três Fronteiras -, já se tornou um novo cartão-postal na região turística trinacional.