Segundo o ICMBio, agentes do instituto também atuam no local, nesta segunda-feira (27), para monitorar áreas de maior perigo. Fogo atingiu a Ilha Bandeirantes, em Icaraíma.
Bombeiros estão trabalhando, nesta segunda-feira (27), no combate ao incêndio na Ilha Bandeirantes, em Icaraíma, no noroeste do Paraná. O lugar faz parte do Parque Nacional de Ilha Grande.
O parque fica localizado na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul, por isso, equipes de bombeiros dos dois estados atuam no local, além de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A fumaça e o fogo chamaram a atenção de turistas que passaram na região. O incêndio começou na terça-feira (21).
Lilian Pupin visitava a prainha de Porto Camargo e registrou as chamas às margens do Rio Paraná.
Segundo o instituto, o tempo seco contribuiu para que as chamas se espalhassem. As causas do incêndio ainda serão apuradas.
O Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa) informou, nesta segunda, que até o momento não há uma estimativa da área com danos ambientais.
Fogo atingiu parte da ilha, perto de Icaraíma — Foto: Lilian Pupin
De acordo com o ICMBio, equipes estão monitorando as áreas de maior perigo e trabalhando para evitar que o fogo avance na vegetação.
Conforme as autoridades de segurança, motoristas que passarem pela região de Icaraíma devem tomar cuidado, pois a fumaça pode alcançar a rodovia dependendo do vento.
Em mais de 750 km² de extensão, Ilha Grande abriga os biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
Ao todo, a área pertence a nove municípios, sendo Altônia (PR), São Jorge do Patrocínio (PR), Alto Paraíso (PR), Guaíra (PR), Icaraíma (PR), Mundo Novo (MS), Eldorado (MS), Naviraí (MS) e Itaquiraí (MS).
Fonte: RPC Noroeste