Conectado com

Geral

Índice de covid-19 está sob controle na área da 20º Regional de Saúde

A pandemia causada pelo novo Coronavírus têm assustado boa parte da população mundial, com alta média de infectados e mortos em vários países e também no Brasil.

No entanto nos municípios que abrangem a 20ª Regional de Saúde de Toledo a média de infectados e óbitos está mais controlada nesse momento.

Desde o primeiro caso registrado no Brasil em 23 de fevereiro até o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira, a 20ª Regional de Toledo registrou 44 casos positivos para o novo Coronavírus, com 34 pacientes curados e 03 óbitos.

Dos 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde, seis já apresentaram pelo menos um caso positivo da doença.

Em Toledo foram dois casos positivos da Covid-19 até o momento e os dois pacientes tiveram casos importados e já estão curados.

O município não apresenta nenhum novo caso da doença desde o dia 28 de abril.

Para a secretária de Saúde do município de Toledo, Denise Liell, o atual cenário reflete a rapidez nas medidas de prevenção adotadas pelo Comitê Operacional de Emergência, e também a colaboração de boa parte da população com o isolamento social.

Outro município com uma situação parecida com a de Toledo é Mal. Cândido Rondon, que também teve dois casos confirmados para a Covid-19 desde o início da pandemia e os dois pacientes também já estão curados.

Em Marechal Cândido Rondon foi montado um hospital de campanha, no Centro de Eventos, com a capacidade para atender simultaneamente 76 pacientes.

O local recebeu toda a estrutura necessária para atender a população, desde camas hospitalares até equipamentos essenciais para o atendimento.

Todavia, graças a situação atual do município, a sua estrutura hospitalar ainda tem suprido a demanda e por isso o hospital de campanha ainda não foi utilizado.

Até a presente data de 13 de maio, apenas o município de Guaíra apresentou óbitos em decorrência da Covid-19 na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.

Em Guaíra são 14 casos confirmados, com 11 pessoas curadas e três óbitos.

Os óbitos foram de um homem de 52 anos, que faleceu no dia 14 de abril. A segunda morte foi de uma mulher de 74 anos, que foi atendida no dia 15 de abril na Unidade de Pronto Atendimento de Guaíra e veio a óbito no dia 20 de abril no Hospital Universitário de Cascavel.

A terceira morte foi de uma mulher de 84 anos, que foi internada na UPA de Guaíra no dia 27 de abril, no entanto a situação se agravou e ela foi transferida para o HU, em Cascavel, onde faleceu no dia 04 de abril.

Os municípios de Palotina e Assis Chateaubriand foram os últimos da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde a terem casos confirmados da Covid-19.

O último caso de Palotina foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (12).

Com isso Palotina tem no momento três casos confirmados da doença, com duas pessoas curadas e nenhuma morte.

Em Assis mais seis casos foram confirmados pela Sesa nesta quarta-feira. Com os novos casos, Assis Chateaubriand chegou a 22 casos confirmados, com 16 pessoas curadas e nenhuma morte.

O outro município da 20ª Regional de Saúde com casos confirmados é Tupãssi. A cidade de Tupãssi tem um caso confirmado, com uma pessoa curada.

Os municípios de Diamante d’Oeste; Entre Rios do Oeste; Maripá; Mercedes; Nova Santa Rosa; Ouro Verde do Oeste; Pato Bragado; Quatro Pontes; Santa Helena; São José das Palmeiras; São Pedro do Iguaçu; e Terra Roxa; ainda não tiveram nenhum caso confirmado do novo Coronavírus.

Os municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde tem a sua disposição exclusivamente para o combate a Covid-19, 26 leitos clínicos e 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), divididos entre o Hospital Beneficente Marcel Michelleto, em Assis Chateaubriand e o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

Em Toledo são 16 leitos de UTI, dos quais nenhum está ocupado no momento: a cidade ainda conta com 08 leitos clínicos, sendo que um está ocupado, o que representa um índice de 12,5% de ocupação.

Em Assis Chateaubriand são 10 leitos de UTI, dos quais dois estão ocupados, representando uma taxa de ocupação de 20%.

Assis ainda conta com 18 leitos clínicos, sendo que nenhum está ocupado no momento.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.