Inquéritos policiais passam a ser 100% digitais em todo o Paraná

O vice governador Darci Piana participa nesta segunda-feira (02) da apresentação da consolidação do Inquérito Digital Paraná. Com este sistema, que já foi implantado, todas as etapas dos inquéritos policiais passam a ser digitais, garantindo mais agilidade e economia. 02/09/2019 -Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As Polícias Civil e Militar do Estado do Paraná passam a operar com um sistema 100% digital e integrado.

 

Desenvolvido pela Celepar e apresentado ontem, em Curitiba, o programa Inquérito Digital moderniza a tramitação das informações entre as instituições, consolidando a integração do sistema criminal.

Com ele, todos os procedimentos de atendimento das Polícias Civil e Militar ficam disponíveis online, desde o atendimento da ocorrência no 190 até o encaminhamento ao Poder judiciário.

A conclusão da migração se deu neste mês com a plena operação do sistema pela Polícia Civil do Paraná.

A Polícia Militar também opera totalmente de forma eletrônica.

O sistema permite o compartilhamento de informações como inquéritos policiais, termos circunstanciados, ações e execuções penais em andamento, dados constantes na base estadual do Detran e do sistema de informações penitenciárias, entre outras necessárias à efetivação dessa integração.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Rômulo Marinho, a ferramenta coloca o Paraná na vanguarda nacional, abreviando o trabalho das forças policiais.