Conectado com

Geral

Inscrições para a EJA no Paraná podem ser feitas até sexta-feira

Divulgação

As inscrições para a Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Paraná podem ser feita até sexta-feira (24).

Para este ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte readequou o cronograma da Educação de Jovens e Adultos para semestral e unificou a matriz curricular.

Com isso, os estudantes podem concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em dois anos.

Além disso, a matriz unificada garante que todas as instituições que ofertam a modalidade tenham as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos, caso seja necessário mudar de escola, e facilitando a organização dos professores para a escolha das aulas.

Segundo o diretor de Educação, Raph Gomes Alves, o tempo máximo de curso para cada etapa é de dois anos, mas pode ser concluído em menos tempo, de acordo com a disponibilidade e os resultados obtidos pelo aluno.

Quem deseja voltar a estudar deve procurar as instituições que oferecem a modalidade e fazer a matrícula no local.

O Ensino Fundamental Anos Finais, ou seja, do 6º ao 9º ano, pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos.

Já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos ou mais.

Atualmente, a rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos e 238 escolas que ofertam a modalidade de ensino.

A lista das instituições está no site www.educacao.pr.gov.br.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Conselho da Mulher Empresária inicia programação da campanha Outubro Rosa em Marechal Rondon

O Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, está iniciando mais uma edição da tradicional Campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida.

A iniciativa é realizada anualmente pelo grupo desde 2011 e faz parte do movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan Komen for the Cure.

O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

O movimento “Um Toque Pela Vida” alerta e incentiva as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia periodicamente, em busca do diagnóstico precoce do câncer de mama e aumento das chances de cura.

De acordo com a coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Sandra Rieger, além de ser essencial para divulgar informações e orientações acerca do autoexame das mamas, o diagnóstico precoce da doença e o autocuidado, a campanha realizada em Marechal Cândido Rondon é também um gesto de amor e doação.

A dirigente explica que desde a primeira edição da campanha são comercializadas camisetas temáticas, tendo um design diferente a cada ano, mas sempre mantendo o slogan, logomarca e a cor rosa – identidade visual da campanha em todo o mundo.

A contribuição financeira das pessoas que adquiriram as camisetas foi destinada ao Hospital do Câncer de Cascavel, a Uopeccan, que oferece o tratamento gratuito contra o câncer para a comunidade local e regional, bem como para a Casa de Apoio mantida em Cascavel, para acolher familiares de pacientes de outras cidades que realizam o tratamento.

Sandra Rieger enfatiza que a venda das camisetas foi algo que deu muito certo, pois nesses 10 anos, somente com esse tipo de ação, o Conselho doou em torno de 70 mil reais à Uopeccan.

Neste ano as tradicionais camisetas serão substituídas por máscaras, acessórios indispensáveis no combate à Covid-19.

As peças estão sendo comercializadas desde ontem, segunda-feira, ao preço de 10 reais, nas empresas Sandra’s Confecções, Raquel Malhas e Marcelo Uniformes.

O lançamento oficial da edição 2020 da Campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida – acontece nesta sexta-feira, dia 25.

Continue Lendo

Geral

Telefone 190 da Policia Militar de Mal Rondon está novamente com problemas

Mais uma vez o telefone de emergência da Policia Militar de Marechal Rondon, o 190, está com problemas.

A orientação é para que a população utilize os fones 3254-1151, ou  3284-8600.

O problema do não funcionamento do telefone 190 já foi registrado dias atrás e nesta terça-feira (22) parou de funcionar novamente.

A PM de Marechal Rondon reforça para que em casos de emergência, sejam utilizados os  números  3254-1151, ou  3284-8600.

Continue Lendo

Geral

ROTAM da 3 CIA da Policia Rodoviária Estadual apreende veículo preparado o transporte de ilícitos

A equipe da ROTAM, da Terceira Companhia da Policia Rodoviária Estadual realizou nova apreensão de veículo utilizado para o transporte de ilícitos.

Por volta das 21 horas de ontem (22), militares realizavam patrulhamento na PRC-272, quando deram ordem de parada ao condutor de uma pick up Montana, que seguia Iporã sentido Francisco Alves.

O motorista desobedeceu à determinação e empreendeu fuga por cerca de oito quilômetros, até que parou o carro em uma estrada rural e fugiu para o mato, não sendo possível sua localização.

O utilitário Montana, com placas de São Bernardo dos Campos – São Paulo, estava equipado com radio amador e estava apenas com o banco do motorista, características de ser veículo utilizado para o transporte de ilícitos.

O carro foi apreendido pela ROTAM da PRE e encaminhado para Receita Federal em Guaíra.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.