Rádio Difusora do Paraná

Instituto Água e Terra divulga resultado de fiscalização durante a piracema

O Instituto Água e Terra divulgou nesta quarta-feira o balanço da terceira força-tarefa realizada nesta temporada do Verão Paraná – Viva a Vida para identificar irregularidades no período da piracema, caça ilegal e desmatamento.

As equipes percorreram 16 municípios da região Noroeste do Estado e apreenderam redes, anzóis de galho, molinetes, carretilhas, tarrafas, caniços, espinhéis e varas telescópicas.

Também foram identificadas três construções de casas de veraneio de forma irregular em ilhas do Rio Paraná, em Área de Preservação Permanente. A situação foi encaminhada pelo IAT ao Ministério Público do Paraná.

Além disso, um pescador amador foi abordado nas margens do Rio Paraná e autuado no valor de 1.340 reais.

O gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro Cesar de Góes, afirmou que foram cinco dias de operação em que os fiscais percorreram trechos de forma embarcada e por terra, sendo que a pesca irregular foi o foco da operação…

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2022/02/PAN-ALVARO.mp3?_=1

 

O período é de restrição à pesca de espécimes nativas em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná e afluentes, a fim de garantir a reprodução dos peixes. A restrição é determinada pelo Ibama, há mais de 15 anos.

Durante a Piracema, são proibidos materiais de pesca nos rios, como varas, redes e embarcações; transporte e comercialização de espécies nativas, como bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva, além de competições de pesca.