Search
Close this search box.

Interessados em participar do programa Família Acolhedora terão capacitação

Treinamento será realizado no dia 24 de junho, às 18h30, no CREAS

 

Implantado em âmbito municipal no ano de 2018, o Serviço de Acolhimento Familiar (SAM) tem por finalidade que famílias cadastradas e aptas possam receber crianças e adolescentes temporariamente afastados do convívio de um lar.

Novas famílias estão sendo chamadas para participar do programa. Para isso o SAM, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, promove importante capacitação no dia 24 de junho, com início às 18h30, no CREAS (rua Castelo Branco). Trata-se de uma das exigências para o ingresso de novas famílias acolhedoras.

Sobre o SAM

O SAM é disponibilizado quando uma criança ou um adolescente tem seus direitos violados e precisa ser afastada provisoriamente do seu núcleo de convivência, passando a ser atendido por uma família acolhedora. Por medida judicial podem receber em suas casas as crianças e adolescentes temporariamente afastados do convívio familiar, sendo responsáveis pelos cuidados, por garantir os direitos básicos e, principalmente, por dar afeto e atenção.

Requisitos

Para participar desta ação que pode mudar a vida de uma criança e de sua família, o fundamental é apresentar disposição afetiva e emocional, a considerar que nesse período são realizados esforços para que a família de origem receba novamente a criança ou o adolescente.

Chefes de família interessados em se cadastrar no programa devem ser maiores de idade, residir no município, estar aptos e conhecer a proposta, além de participar de um curso de formação.

Aqueles quem postula ingressar no Família Acolhedora precisam entrar em contato com o SAM, na esquina das ruas Castelo Branco e Goiás, número 209, centro. O telefone de contato é o (45) 3254-8329 e WhatsApp (45) 98811 8788, ou através do e-mail [email protected].

 

Fonte: Assessoria