Treinamento será realizado no dia 24 de junho, às 18h30, no CREAS
Implantado em âmbito municipal no ano de 2018, o Serviço de Acolhimento Familiar (SAM) tem por finalidade que famílias cadastradas e aptas possam receber crianças e adolescentes temporariamente afastados do convívio de um lar.
Novas famílias estão sendo chamadas para participar do programa. Para isso o SAM, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, promove importante capacitação no dia 24 de junho, com início às 18h30, no CREAS (rua Castelo Branco). Trata-se de uma das exigências para o ingresso de novas famílias acolhedoras.
Sobre o SAM
O SAM é disponibilizado quando uma criança ou um adolescente tem seus direitos violados e precisa ser afastada provisoriamente do seu núcleo de convivência, passando a ser atendido por uma família acolhedora. Por medida judicial podem receber em suas casas as crianças e adolescentes temporariamente afastados do convívio familiar, sendo responsáveis pelos cuidados, por garantir os direitos básicos e, principalmente, por dar afeto e atenção.
Requisitos
Para participar desta ação que pode mudar a vida de uma criança e de sua família, o fundamental é apresentar disposição afetiva e emocional, a considerar que nesse período são realizados esforços para que a família de origem receba novamente a criança ou o adolescente.
Chefes de família interessados em se cadastrar no programa devem ser maiores de idade, residir no município, estar aptos e conhecer a proposta, além de participar de um curso de formação.
Aqueles quem postula ingressar no Família Acolhedora precisam entrar em contato com o SAM, na esquina das ruas Castelo Branco e Goiás, número 209, centro. O telefone de contato é o (45) 3254-8329 e WhatsApp (45) 98811 8788, ou através do e-mail [email protected].
Fonte: Assessoria