Conectado com

Agricultura

Inverno exige cuidados para manter a produtividade leiteira

Ilustrativa

A chegada das temperaturas mais frias na região traz a necessidade de os produtores de leite adotarem praticas especiais, para produzir e oferecer alimentos aos animais, e com isso manter a produtividade.

Uma das alternativas para amenizar esse problema refere-se ao aumento da disponibilidade de alimentos através da utilização de conservação de forragens como feno e silagem, ou ainda, de pastagens alternativas como a aveia forrageira.

A supervisora do fomento leiteiro da Copagril, médica veterinária Caroline Werle, explica que a utilização da aveia normalmente gera resposta na produção do leite quando há alguma deficiência na dieta…

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

FAEP e Sindicato pedem manutenção de energia em conta para a agropecuária

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná, juntamente com seus Sindicatos Rurais, está reivindicando ao Governo Federal a manutenção de energia mais em conta para as atividades agropecuárias.

A solicitação foi encaminhada em mãos à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante o 3º Congresso Internacional de Piscicultura, que se encerrada hoje em Foz do Iguaçu.

Quem dá detalhes a respeito é o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla…

 

Continue Lendo

Agricultura

Pato Bragado espera para este ano adesão ao selo Susaf/Pr

Foto: Assessoria

Empresas e agroindústrias familiares de produtos de origem animal que atuam com  derivados de carne, leite, pescados, ovos e mel, em  Pato Bragado, concluíram recentemente  o treinamento de boas práticas de fabricação de produtos por meio do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal .

A entrega dos certificados, assim como dos programas de autocontrole e planos de trabalho realizados pelo Sebrae, ocorreu nesta semana  no centro cultural Arte e Encanto.

Nesta parceria que iniciou no dia 13 de julho e teve continuidade em mais dois encontros, dias 17 de agosto e 9 de novembro, a intenção foi estruturar as empresas e agroindústrias, conforme a legislação exige, para que estejam adequados ao serviço de inspeção municipal de produtos de origem animal e possam juntamente com o município solicitar a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná, o Susaf.

Conforme a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli, com as boas práticas de fabricação obtidas por meio do SIM/POA, os produtores estarão capacitados e, com certeza, obterão produtos com mais qualidade.

De acordo com a secretária,  o município pretende ainda este ano, encaminhar pedido de adesão ao selo Susaf/Pr, assim como realizar o pedido de adesão das agroindústrias que estiverem organizadas e com interesse em comercializar livremente entre os municípios de todo o estado, já que   os produtos são fabricados, respeitando as normas de boas práticas impostas pela legislação.

 

Continue Lendo

Agricultura

Mandiocultura vive bons preços e previsão é de aumento de área plantada

Imagem ilustrativa da internet

Produtores de mandioca da microrregião de Marechal Cândido Rondon comemoram o bom momento vivido pela atividade.

 

A cultura da mandioca apresenta viabilidade técnica e econômica, proporcionando boa rentabilidade aos agricultores e geração de riqueza para muitos municípios paranaenses.

Existe um grande potencial para aumento de área, especialmente em propriedades agricultáveis existentes no Oeste no Paraná, embora os cultivos de soja e milho continuem recebendo a preferência dos produtores.

Depois de ter enfrentado alguns períodos de sérias dificuldades, principalmente em função dos baixos preços de mercado, a mandiocultura vive uma realidade bem mais positiva.

Atualmente, com preços superiores a 700 reais por tonelada, dependendo da qualidade do amido extraído, os produtores estão “sorrindo à toa” e esperam que esta realidade continue por muito tempo.

Quem analisa esse momento importante que vive esta atividade é o responsável pela área técnica da mandiocultura da Agrícola Horizonte, de Mal. Cândido Rondon, Sigmar Herpich……

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.