A Itaipu se comprometeu a ajudar os 54 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná a se preparar para a retomada do crescimento pós-covid-19.
Ontem, terça-feira, o presidente da entidade e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, o “Teixeirinha”, se reuniu com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e sua equipe, em Foz do Iguaçu.
Entre as demandas, a Amop pediu testes de detecção da doença e equipamentos de proteção individual.
Segundo “Teixeirinha”, a política de reabertura do comércio leva em consideração a realidade de cada município.
Ele disse que tanto o número de casos como também a capacidade de lidar com a pandemia difere de município para município.
Destacou ainda que a intenção da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná é obter ajuda principalmente para os que têm menos infraestrutura e a prioridade são os exames e os EPIs.
Para Silva e Luna, esse apoio à Amop gera em todo o Oeste do Paraná uma sensação de segurança importante num momento tão difícil para todos.
O general destacou que o tema da saúde pública é hoje, mais do que nunca, também uma demanda da Itaipu.
Ele acrescentou que toda a força de trabalho da parte brasileira da usina está em Foz do Iguaçu e, se a Amop se preocupa com a região Oeste, está se preocupando com a binacional também.
Em nome dos 54 municípios do Oeste do Paraná, o presidente da Amop manifestou a gratidão pelo carinho e a atenção com que a Itaipu sempre recebe a entidade, especialmente agora, neste momento tão delicado, em que tantos precisam de ajuda.