Geral
Itaipu e entidades testam padrões de sustentabilidade no Brasil e Paraguai
Publicado em:
Representantes de instituições e comunidades do território do Brasil e do Paraguai devem participar em abril da aplicação-piloto do Padrão Internacional de Gestão Territorial Sustentável, resultado de uma parceria entre Itaipu, Instituto LIFE e Parque Tecnológico Itaipu.
Marechal Rondon está inserido nas atividades
O objetivo é testar o Padrão como uma ferramenta que permita medir a sustentabilidade territorial por meio de diversos parâmetros e indicadores.
O Padrão é composto por uma metodologia desenvolvida pelo Instituto LIFE, formada por princípios, critérios e indicadores aprovados e reconhecidos internacionalmente e um software desenvolvido pelo PTI.
A metodologia pode ser aplicada por organizações públicas e privadas e abrange as questões ambientais, sociais, econômicas e culturais, nos meios urbanos e rurais, fornecendo resultados e relatórios compilados e gerados via plataforma online.
No Paraguai, estão previstos três encontros na última semana do mês de março com a participação de representantes das municipalidades de Hernandarias, Nueva Esperanza, Itakyry, Ypejhú e Salto del Guairá, além de representantes da Universidad Nacional del Este e de outras organizações não governamentais da Área de Contribuição Hídrica do Reservatório da Itaipu Binacional.
Enquanto isso, no Brasil, as aplicações devem acontecer no início de abril, contando com representantes de territórios que compõem as localidades da Bacia Hidrográfica do Ocoí, Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência, Corredor Santa Maria, municípios de Cascavel e Marechal Cândido Rondon e os lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu.
O piloto deve contar ainda com a participação de representantes das comunidades indígenas, cooperativas, do setor empresarial e industrial, organizações não governamentais, produtores rurais, universidades e diversos municípios da região.
Geral
Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Ilha Grande
Publicado em:
Um incêndio de grandes proporções atinge novamente o Parque Nacional de Ilha Grande, região de Guaíra. A intensidade do fogo chama a atenção e preocupa os moradores de Guaíra e cidades da região e do Mato Grosso do Sul.
Segundo o ICMBio, o novo incêndio começou na madrugada desta segunda-feira (18), na Ilha Peruzzi, localizada ao sul do arquipélago.
A Ilha Peruzzi é a terceira maior da unidade e estava há aproximadamente 20 anos sem registros de incêndios ou ocorrências relacionadas ao fogo.
Após a detecção do incêndio, a equipe de brigadistas da base de Guaíra foi acionada e segue no local realizando os trabalhos de combate do fogo.
Incêndio anterior
O último incidente que atingiu a maior ilha da unidade, a “Ilha Grande”, iniciado em 22 de outubro, está sob controle. No entanto, nas áreas já queimadas, há diversos pontos de ignição dispersos que continuam emitindo fumaça, devido à presença de materiais combustíveis, como troncos, raízes e galhos secos, que não foram totalmente consumidos pelo fogo principal. Esses materiais apresentam risco de reignição.
A equipe de brigadistas do ICMBio/NGI Rio Paraná esteve mobilizada por 18 dias em uma base de apoio estrategicamente montada para atuação nos municípios de Eldorado-MS e Altônia-PR. Até 15 de novembro, as ações realizadas conseguiram monitorar o avanço das chamas sobre a unidade, com esforços concentrados em prevenção, combate e monitoramento.
Fonte: Ponto da Notícia
Geral
Rádios Difusora AM e FM comemoram aniversário hoje
Publicado em:
São 58 anos de Difusora AM 970 e 36 anos de Difusora FM 95.1
Toda a equipe da Difusora, especialmente em nome do diretor das emissoras, Diedi Waldow, agradece aos ouvintes que por décadas fazem parte da família Difusora.
A todos os nossos ouvintes o nosso Muito Obrigado.
Diedi Waldow, dona Ingrid Waldow e Juliane Waldow
Geral
Iniciado o período de adoção de cartinhas de Natal na prefeitura rondonense
Publicado em:
O prazo de adoção de cartinhas de Natal teve início nesta segunda-feira (18) e segue em vigor até o dia 13 de dezembro. Interessados em adotar uma cartinha podem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
De acordo com Josiane Laborde Rauber, secretária municipal de Assistência Social, mais de 400 cartinhas foram adotadas no ano de 2023. “É uma ação muito importante que visa atender as crianças carentes do município. Qualquer pessoa que tiver interesse em adotar alguma cartinha, pode chegar na secretaria e escolher uma”, lembra.
Por sua vez, as cartinhas com os pedidos podem ser entregues até o dia 29, exclusivamente na Secretaria de Assistência Social, mediante a realização de um cadastro.
Fonte: Assessoria