Conectado com

Geral

Itaipu explana sobre uso de água do Lago para irrigação agrícola em Marechal Rondon

Assessoria

Representantes da binacional estiveram reunidos nesta quarta-feira (15) com integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. Por sua vez, engenheiro do Saae debateu questões sobre produtores construírem mais cisternas

 

A viabilidade de dois projetos envolvendo o correto aproveitamento dos recursos hídricos foi tratada na manhã desta quarta-feira (15), durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, tendo por local o auditório da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal, secretário rondonense de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes, e pelo vice-presidente, Urbano Mertz. Na ocasião, o responsável pela gestão de usos múltiplos da faixa de proteção do reservatório de Itaipu, Lucas Garcia, frisou que a binacional é gestora da faixa de proteção da margem, enquanto a gestão do reservatório é atribuição da União.

“A Itaipu permite atravessar a margem com tubulação para chegar até a água, no entanto quem outorga ou não o uso da água é a Agência Nacional de Águas. Para utilizar a água do Lago de Itaipu para fins de irrigação, incialmente o proprietário rural precisa que o projeto seja autorizado pela Agência Nacional de Águas, que a Itaipu libera instalar a tubulação”, frisa.

“Atualmente há captações nesses moldes nos municípios de Guaíra, Itaipulândia, Pato Bragado, Santa Helena e Santa Terezinha de Itaipu. Em Marechal Rondon há alguns pedidos. Ressaltamos que pela escassez de chuva foi registrado aumento na demanda de uso de água nos últimos dois anos”, pontua Garcia.

Por outro lado, o engenheiro civil do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Kozerski, explanou sobre a construção de mais cisternas para captar água da chuva nas propriedades rurais, também com o objetivo de melhorar a utilização da água, contribuindo à preservação ambiental, tornando-se uma alternativa em períodos de estiagem.

Tanto para solicitar a utilização de água do Lago de Itaipu para fins de irrigação agrícola, quanto para construir cisternas visando o aproveitamento de água da chuva nas propriedades rurais, a sugestão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário é de que os agricultores interessados busquem orientação no Sindicato Rural, no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e na Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e área interna

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

 

 

Fonte: Assessoria

Geral

Adetur inicia inscrições à 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo em Pato Bragado

Dia 19 de maio será a vez do município de Pato Bragado receber os cicloturistas e apaixonados pelo pedal de toda a região.

É a 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo – edição especial Caminhos do Iguaçu

As inscrições no 1º lote à R$ 100 + 10% da taxa de inscrição já estão abertas e são feitas por meio do site da Adetur Cataratas e Caminhos.

O local de concentração será o Centro de Eventos do Parque de Exposições de Pato Bragado.

Serão dois trajetos, um de 27 quilômetros e outros de 45 quilômetros que contemplam trilhas, rios, lagos, além das belezas do interior do município.

Haverá o sorteio de 4 bikes aro 29, além de diversos brindes de parceiros.

06h30 – Confirmação de inscrições e café da manhã (Obrigatório a apresentação de documento com foto para confirmação da inscrição realizada via boleto bancário)

8h15 – Concentração

08h30 -Saída

12 horas – Almoço e sorteio de brindes

O evento é uma promoção da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e a organização e realização está por conta da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pato Bragado e grupos de ciclistas da região.

 

Com Assessoria

Continue Lendo

Geral

Copagril promoverá Seminário de Suinocultura dias 24 e 25 de abril

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizará, nos dias 24 e 25 de abril, o evento: Seminário de Suinocultura 2024, que terá por local o Salão Social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon.

O encontro é voltado para associados da Copagril que trabalham no sistema de integração da Cooperativa e tem o propósito de difundir conhecimentos atualizados sobre manejo visando ao aumento dos resultados na suinocultura.

Em ambos os dias, o público presente terá oportunidade de assistir à palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, Geraldo Camilo Alberton, que abordará o tema: “Reprogramando a mente para explorar o máximo da saúde e do desempenho dos suínos”. Também haverá participação de Rafael Cesar Bertol, que abordará o tema: “Cuidados com os suínos no inverno para o melhor resultado.

Após as explanações, a Copagril oferecerá uma premiação aos produtores que tiveram melhor performance em produtividade suína no ano de 2023.

Programação

Considerando as diferentes etapas do sistema produtivo, o Seminário de Suinocultura terá programação específica para cada fase:

Dia 24 de abril:

ÀS 08h30  Seminário voltado para os produtores de UPD;

Às 13h30  Seminário voltado para os produtores de Creche;

Dia 25 de abril:

Às 08:30  Seminário voltado para os produtores de Terminação.

O seminário em questão é somente para integrados, e os convites serão feitos pelos técnicos.

 

Fonte: Assessoria Copagril

Continue Lendo

Geral

Toledo recebe reconhecimento federal de emergência devido à dengue

Toledo e mais cidades do Paraná receberam nesta segunda-feira (15), o reconhecimento da Defesa Civil Nacional de situação de emergência. A medida ocorre porque os municípios têm um aumento significativo no número de casos de dengue.

A portaria oficial com a classificação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União. Além de Toledo, a lista conta com os municípios de Barracão; Cruzeiro do Iguaçu; Goioerê; Pato Branco; Morretes; e Vera Cruz do Oeste. Além das sete cidades mencionadas, outros 129 municípios paranaenses

Com o reconhecimento da Defesa Civil, as prefeituras podem pedir recursos ao Governo Federal para ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Número de casos no Ano Epidemiológico em Toledo

Conforme o último boletim divulgado pela Prefeitura de Toledo em relação à dengue, na última sexta-feira, 12. No momento, são 3.097 casos confirmados no ano epidemiológico. Infelizmente sete pessoas faleceram em decorrência da dengue no período.

Os cinco bairros com o maior número de casos são Jardins Europa/América (555), Jardim Facchini (215), Jardim Coopagro (212), Jardim Panorama (198) e Centro (182). O número de confirmações pode ficar ainda maior, pois há 718 pacientes aguardando resultados de exames.

 

Fonte: Toledo News

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.