Itaipu reduzirá tarifa da energia produzida com a quitação da dívida

 Isso ocorrerá já em 2022

 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, reafirmou que a redução da tarifa da energia produzida pela binacional deve ocorrer já a partir de 2022, quando a dívida da construção estará praticamente sanada.

O General Ferreira  participou de uma coletiva de imprensa ontem em Foz do Iguaçu    e fez um balanço de seus seis primeiros meses à frente da Diretoria Geral Brasileira da empresa.

De acordo com ele grande parte do preço da energia contém os juros e as amortizações que Itaipu pagou  ano a ano aos seus  credores e, em 2022, essa dívida vai praticamente desaparecer.

Quando isso ocorrer a usina vai vender  vender uma energia elétrica muito mais barata que a atual para a Eletrobras e a Ande, os clientes no Brasil e no Paraguai,  o que vai beneficiar os consumidores brasileiros e paraguaios, afirmou o diretor-geral brasileiro.

Ele ressalvou no entanto  que a redução da tarifa de energia é uma decisão binacional.

Segundo o general Ferreira, a eventual redução da tarifa não vai interferir na continuidade das obras estruturantes patrocinadas pela Itaipu na região de influência, uma vez que os recursos destinados a essas construções são provenientes dos custos de exploração, que permitem o funcionamento da usina hidrelétrica e os investimentos na região, e não dos custos da dívida.

Ele destacou ainda  que as obras estruturantes, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, já 70% concluída, a Perimetral Leste, a modernização e ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz, a duplicação da Rodovia das Cataratas, entre outras, vão levar Foz do Iguaçu e região a um novo patamar econômico e social.

Somados, os investimentos chegam a R$ 2,5 bilhões, com a criação de cerca de 2.500 empregos.