Conectado com

Geral

Jogos Abertos do Paraná começam nesta sexta-feira em Toledo

Divulgação

Após cinco anos, Toledo volta a receber os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) Divisão A. A partir da próxima sexta-feira (11) até o domingo (20) o município do oeste paranaense, conhecido pela qualidade de suas praças esportivas, acolhe aproximadamente 5 mil pessoas para a 62º edição da competição que reúne os melhores do desporto paranaense.

 A abertura oficial acontecerá no Parque Ecológico Diva Paim Barth, ponto de encontro dos toledanos e um dos cartões postais da cidade. Além do desfile das delegações e demais atos do protocolo oficial, o evento terá apresentações artísticas organizadas em parceria com a Secretaria de Cultura do município. “Teremos banda e DJ para animar os presentes, além de outros momentos que foram organizados com muito carinho”, afirmou o secretário de Esporte André Alcará.

Serão 3620 atletas e dirigentes, divididos em 402 equipes de 73 municípios. A maior delegação é a maringaense, com 350 integrantes, seguida de perto por Londrina, com 338. A terceira maior é da casa, com 315 competidores. Além disso, a Comissão Executiva Estadual contará com 50 integrantes, além de 35 pessoas na Comissão Executiva Municipal. As equipes de arbitragem somam mais 318 profissionais, totalizando 4020 pessoas envolvidas diretamente com os JAPS.

As modalidades em disputas serão o atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, karatê, voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete e taekwondo, além do tiro com arco que será a modalidade de apresentação não contando pontos para a classificação geral.

Histórico de sedições

É a 8ª vez que a cidade recebe os JAPS. O município já acolheu o evento em 1979, 1990, 1999, 2001, 2007, 2011 e 2014. Desde a escolha como sede para 2019 a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) iniciou a preparação para a competição. Segundo o secretário da SMEL, André Alcará, o histórico de boas recepções faz com que o município se empenhasse ainda mais na organização dos locais utilizados durante a competição. “Estamos prontos e de braços abertos para receber todos os visitantes, sejam atletas, dirigentes e demais pessoas envolvidas”, afirmou.

André ainda ressaltou que além de oferecer uma estrutura para as demais equipes, existe também o empenho dos técnicos e dos times locais em fazer bonito diante da sua torcida. “Nossos competidores também intensificaram sua preparação. Na última vez que recebemos os Jogos Abertos, em 2014, com um projeto de valorização dos atletas da casa, Toledo alcançou a terceira colocação geral, a melhor posição da sua história. Queremos nos manter entre os melhores”, reforçou.

Outro ponto destacado pelo secretário é a movimentação econômica. “Temos bares, restaurantes, hotéis e demais setores do comércio que serão visitados. Isso gera receita para a cidade e traz benefícios diretos e indiretos para os munícipes”, comentou.

Tiro com Arco 

 Além das modalidades que somarão pontos para a classificação geral, o tiro com arco fará parte da programação dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo. A competição acontecerá no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, espaço de treinamento da equipe toledana, no domingo (20), a partir das 8h30.

Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos do Paraná no www.facebook.com/jogosabertospr

Os Jogos Abertos do Paraná Divisão A são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo. Acompanhe também a fanpage dos JAPS: www.facebook.com/jogosabertospr.

 

Fonte: Toledo News com assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Pai envenenou bebê de cinco dias com mamadeira de leite com chumbinho enquanto mãe tomava banho

O homem preso em flagrante por envenenar a própria filha de cinco dias de vida deu mamadeira com leite e veneno à criança enquanto a mãe tomava banho, de acordo com a Polícia Civil. A bebê foi socorrida, mas não resistiu e morreu.

O caso foi detalhado pela corporação à imprensa na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Segundo o delegado Sérgio Ricardo, o homem, identificado como Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, aproveitou o momento em que a mãe da bebê tomava banho para preparar o leite envenenado e dar à criança.

Continue Lendo

Geral

Bebê de seis meses morre com coqueluche no Paraná

Morte de outra criança de três meses em Irati é investigada

Um bebê de seis meses morreu com diagnóstico de coqueluche. A criança é de Londrina, no norte do Paraná.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (25). A doença é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria.

A morte de outro bebê, de três meses, morador de Irati, também é investigada. Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Prevenção

A contaminação pode ser prevenida através da vacinação durante a gestação. A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério). As crianças são imunizadas contra a doença por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

A Sesa também informou que uma força-tarefa foi desenvolvida para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação,nas cidades do Paraná. A ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, que estão com baixa adesão no Estado.

 

Redação Catve

Continue Lendo

Geral

Rondonense realiza exposição de relíquias e conta sobre a história do município.

Foto: Rafael Sturm

O rondonense Orlando Miguel Sturm, proprietário da “Casa Orlando” que se localiza na Rua Tiradentes, número 567, preparou uma exposição de relíquias que contam a história do município de Marechal Cândido Rondon, abrindo mão de parte de suas vitrines para homenagear a cidade na semana do aniversário municipal.

Orlando é colecionador nato, que possui uma grandiosa coleção sobre a história do município, como revistas, livros, fotografias, diferentes objetos antigos, mapas e até um dos cerrotes que foi utilizado na época do desmatamento, como diz o hino municipal “Ao som da serra e do machado, três homens hastearam a bandeira” e “Na linda terra do pinheiro, cresceu um povo hospitaleiro”.

Acompanhe a seguir a entrevista completa com o pioneiro Orlando Miguel Sturm.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.