Junho Vermelho quer incentivar doação de sangue

Neste mês o Ministério da Saúde faz a tradicional campanha do JUNHO VERMELHO , com o propósito de lembras as pessoas sobre a importância da doação de sangue.

Em Marechal Cândido Rondon a Associação Sangue Bom lembra que podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg.

É necessário apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro e não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Em Nova Santa Rosa também existe uma entidade organizada que se desloca para doar sangue, trata-se do grupo Missão Salva Vidas .

Atualmente o grupo conta com mais de 60 participantes, sendo que o deslocamento até o Hemocentro, em Toledo, é feito através da Secretaria de Saúde do município.

No momento, devido a pandemia do coronavírus todos os cuidados relacionados a transmissão da doença estão sendo tomados, quando há transporte desse tipo, como: número reduzido de doadores e normas de higienização.