Conectado com

Geral

Justiça julga improcedentes ações movidas por agricultores contra a Itaipu

Além de julgar as ações como improcedentes, a Justiça condenou ao pagamento de multas os agricultores que exigiam indenizações de parte da Itaipu Binacional por supostos prejuízos causados em suas lavouras.

A formação do reservatório não trouxe prejuízos às lavouras 

O juiz federal Flávio Antônio da Cruz proferiu sentença que julgou improcedente as ações de indenização promovidas por agricultores que têm propriedades próximas ao reservatório da Itaipu.

Foram propostas 86 ações, entre 2003 e 2006, envolvendo mais de 800 autores, que pleiteavam indenização por supostos prejuízos de produtividade causados pela formação do lago.

Os valores pretendidos nessas ações poderiam chegar a bilhões de reais.

Em um desses processos, agora julgado, foi realizada uma prova pericial que envolvia todas as demais ações ajuizadas.

A Justiça designou uma equipe de peritos formada por engenheiro florestal, climatologista e estatístico, que analisou as safras de 2008/2009, 2012/2013 e 2013/2014.

O laudo pericial foi concluído em 2017.

O juiz enfatizou na sentença, em mais de 280 páginas, que os laudos periciais “evidenciaram que, ao contrário do que foi verbalizado na peça inicial, a construção e a manutenção do lago de Itaipu não ensejaram queda na produtividade dos imóveis dos autores”.

]Destacou, ainda, que “os laudos foram elaborados com rigorosa metodologia científica, com detalhamento de todas as variáveis envolvidas e com fundamentação de cada uma das asserções lançadas pelos peritos.

Simplesmente não se constatou o nexo de causa e efeito perseguido pelos autores, sentenciou o juiz.

Além da decisão do juiz pela improcedência da demanda, os autores ainda foram condenados ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência, no valor de 25 mil por autor, e ao reembolso de todas as despesas arcadas pela Itaipu para produção da prova pericial.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Curto-circuito em ventilador provoca incêndio em residência de Santa Helena; três crianças estavam dormindo no momento do acontecido

Na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 9h, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Santa Helena foram acionadas para controlar um incêndio em uma residência situada no bairro Bela Vista, na estrada municipal que dá acesso ao campus da UTFPR.

Conforme informações, um ventilador teria entrado em curto-circuito. As chamas logo se espalharam pelos cômodos da residência. No momento do ocorrido, três crianças estavam dormindo. Vizinhos auxiliaram na remoção dos pequenos do interior da residência, que estava em chamas.

Após alguns minutos, o fogo foi contido. Boa parte dos móveis que estavam no interior da casa foi destruída. Alguns foram removidos antes do fogo se alastrar.

 

Fonte: Correio do Lago

Continue Lendo

Geral

Oktoberfest 2023 será lançada neste sábado com extensa programação

Concurso Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos, será uma das novidades deste ano

Atividades acontecerão na Casa Cultural, no parque de exposições, a partir das 19h, com entrada gratuita

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da PROEM (Fundação Promotora de Eventos), e das secretarias de Cultura e de Gestão de Governo, promoverá neste sábado, dia 30, o lançamento da Oktoberfest 2023. As atividades terão início às 10h, com o desfile do bierwagen, pelas ruas do centro da cidade. Já às 19h, a programação seguirá na Casa Cultural, no parque de exposições, quando serão abertas as copas e o bar temático, que oferecerão lanches típicos, chope pilsen claro e escuro e chope artesanal; às 19h30 acontecerá o cerimonial de lançamento com a sangria do barril; às 20h, concurso da Rainha da Oktoberfest 2023; às 20h30, concurso Casal Fritz e Frida 2023; às 21h, apresentações culturais; e às 22h, baile com a Banda Los Angeles. Durante o baile também acontecerão o concurso do chope em metro e o concurso Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Ainda restam algumas vagas para os cursos de assistente administrativo, auxiliar de mecânica industrial e auxiliar de eletricista predial

Capacitações são gratuitas e terão início no dia 27 de setembro

O SENAI, o governo do estado, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por intermédio da Agência do Trabalhador-SINE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferecem três cursos rápidos de qualificação e aperfeiçoamento. São eles: Assistente Administrativo (35 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; Auxiliar de Mecânica Industrial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; e Auxiliar de Eletricista Predial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a sexta, no período vespertino.

Entre os pré-requisitos, para os cursos de assistente administrativo e mecânica industrial, estão ter idade mínima de 14 anos e ensino fundamental incompleto. Já para o curso de eletricista predial, a idade mínima é de 16 anos, com necessidade de ter o ensino fundamental completo.

As inscrições foram abertas na semana passada e ainda restam algumas vagas. Podem ser feitas no SENAI (3284-4054), no SINE-Agência do Trabalhador (3254-8350) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura (3284-8796), mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.