Conectado com

Geral

Justiça julga improcedentes ações movidas por agricultores contra a Itaipu

Além de julgar as ações como improcedentes, a Justiça condenou ao pagamento de multas os agricultores que exigiam indenizações de parte da Itaipu Binacional por supostos prejuízos causados em suas lavouras.

A formação do reservatório não trouxe prejuízos às lavouras 

O juiz federal Flávio Antônio da Cruz proferiu sentença que julgou improcedente as ações de indenização promovidas por agricultores que têm propriedades próximas ao reservatório da Itaipu.

Foram propostas 86 ações, entre 2003 e 2006, envolvendo mais de 800 autores, que pleiteavam indenização por supostos prejuízos de produtividade causados pela formação do lago.

Os valores pretendidos nessas ações poderiam chegar a bilhões de reais.

Em um desses processos, agora julgado, foi realizada uma prova pericial que envolvia todas as demais ações ajuizadas.

A Justiça designou uma equipe de peritos formada por engenheiro florestal, climatologista e estatístico, que analisou as safras de 2008/2009, 2012/2013 e 2013/2014.

O laudo pericial foi concluído em 2017.

O juiz enfatizou na sentença, em mais de 280 páginas, que os laudos periciais “evidenciaram que, ao contrário do que foi verbalizado na peça inicial, a construção e a manutenção do lago de Itaipu não ensejaram queda na produtividade dos imóveis dos autores”.

]Destacou, ainda, que “os laudos foram elaborados com rigorosa metodologia científica, com detalhamento de todas as variáveis envolvidas e com fundamentação de cada uma das asserções lançadas pelos peritos.

Simplesmente não se constatou o nexo de causa e efeito perseguido pelos autores, sentenciou o juiz.

Além da decisão do juiz pela improcedência da demanda, os autores ainda foram condenados ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência, no valor de 25 mil por autor, e ao reembolso de todas as despesas arcadas pela Itaipu para produção da prova pericial.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

PP quer ser protagonista na eleição em Marechal Rondon, mas com os pés no chão

Lideranças do partido estariam trabalhando o nome do vereador licenciado e presidente da Fundação Promotora de Eventos, Claudinho Kohler

Seguindo a vontade de suas principais lideranças em nível estadual, o PP de Marechal Cândido Rondon também está trabalhando com o desejo de fazer parte de uma chapa majoritária no município.

No último dia 17, duas das principais lideranças do PP rondonense, no caso o vereador eleito Cláudio Kohler e o vereador em exercício Carlinhos Silva, se reuniram com o deputado federal Dilceu Sperafico.

Além de emendas parlamentares e outras ações para atender demandas locais, o encontro realizado em Toledo também serviu para debater as eleições municipais do ano que vem.

Na ocasião, o deputado Sperafico garantiu que em nível estadual o partido trabalha para que seja representado como “protagonista” no processo eleitoral de 2024.

Isso significa que a agremiação quer ter o maior número possível nas chapas majoritárias para as eleições de prefeito e vice, além de constituir chapas completas para a escolha de vereadores.

Em se tratando de Marechal Cândido Rondon, as principais lideranças do PP estariam trabalhando o nome do vereador licenciado e presidente da Fundação Promotora de Eventos, Cláudio Kohler, como um postulante a integrar a chapa majoritária da situação……OUÇA ENTREVISTA

Continue Lendo

Geral

Promotoria de Justiça denuncia empresa que fraudou licitação em Marechal Rondon

Após vencer o pregão eletrônico, empresa entregou produto falso ao Município

Na tarde de ontem, a 2ª promotoria de Justiça denunciou a representante da empresa Web Distribuidora LTDA por fraudar licitação pública (modalidade pregão eletrônico).

A equipe da Promotoria Criminal apurou que a empresa, após vencer o pregão eletrônico nº 41/2022, instaurado para fornecimento de toners da marca HP, entregou produto falso ao Município.

A Promotoria informa ainda que a própria equipe técnica da HP entrou em contato com o Município de Marechal Cândido Rondon informando a suspeita de falsificação e que, após colaboração da Municipalidade, a empresa emitiu laudo técnico que atestou a falsificação dos produtos fornecidos ao Município.

O Promotor Caio Di Rienzo informa que os toners adquiridos pelo Município seriam utilizados na Unidade de Pronto Atendimento Edgar Netzel e na Unidade de Suporte Básico – SAMU e que o Município auxiliou a todo momento os trabalhos de investigação da Promotoria.

Por fim, informa que a Promotoria oficiará a Divisão de Combate a Corrupção – núcleo de Maringá, por haver suspeita de que a empresa se utiliza de “laranjas” para participar de licitações em várias cidades do Estado do Paraná.

Continue Lendo

Geral

Diretor de Itaipu garante sequencia das obras iniciadas no governo anterior

“Elas serão continuadas e concluídas” afirmou Enio Verri

Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, em recente encontro com os prefeitos da região Oeste, por conta da eleição da nova diretoria da AMOP, reafirmou o compromisso histórico da empresa para o desenvolvimento regional e disse que pretende fortalecer as parcerias com as gestões municipais.

Verri assegurou aos gestores municipais que todas as obras com recursos de Itaipu, e que estão em andamento, serão continuadas e concluídas………….OUÇA ENTREVISTA

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.