Conectado com

Geral

Justiça ordena reintegração de área na reserva de Itaipu em Santa Helena

Foto: Costa Oeste News

Prefeito publica nota oficial e deverá se reunir amanhã com manifestantes

Oficiais da justiça e agentes das polícias Federal e Ambiental cumpriram ontem um mandado de reintegração e manutenção de posse em uma área de oito hectares da Faixa de Proteção do Reservatório da Itaipu, localizada no município de Santa Helena, conhecida como “Curva do Ogregon”, uma Área de Preservação Permanente.

O mandado obedece a uma liminar deferida pelo juiz federal da 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, que autorizou a retirada de casas ainda em construção e as que não estejam habitadas.

Durante a ação, os oficiais identificaram os ocupantes da área, os orientaram sobre a ordem de reintegração de posse e intimaram as pessoas a comparecer na audiência que será realizada em fevereiro de 2020.

Também foram distribuídos panfletos e fixados cartazes na localidade sobre a decisão judicial.

Revoltados com o cumprimento de ordem de reintegração , os invasores atearam fogo em móveis, lixos e outros objetos às margens da PR 317.

Eles também ameaçam interditar a rodovia.

Ontem a Polícia Militar foi acionada e esteve no local para controlar a situação.

Como os manifestantes exigiam a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, o prefeito Evandro Grade, o Zado, esteve no local e conversou com os moradores.

Mais tarde, por sua assessoria, o prefeito publicou uma nota oficial, com o seguinte teor:

O Município de Santa Helena manifesta-se com relação à ação determinada pela Justiça Federal e cumprida por Oficial de Justiça com apoio da Polícia Federal e demais corporações militares que ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 1o. em uma área de preservação permanente de propriedade da Itaipu Binacional, situada às margens da PR-488, também conhecida como “Curva do Ogregon”.

O Município foi surpreendido pela ação determinada pela Justiça Federal que ordenou a reintegração de posse do imóvel.

No entanto, visando dar suporte jurídico aos moradores, a administração municipal está buscando intermediar uma reunião entre a Defensoria Pública que foi indicada no processo como órgão que deverá promover assistência jurídica às famílias por meio da comissão formada por representantes dos moradores que ocupam a área de mata ciliar às margens do Reservatório da Hidrelétrica de Itaipu Binacional.

A propósito do impasse uma reunião na prefeitura de Santa Helena, está marcada para amanhã, quinta-feira, para discutir a situação.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

É solicitado apoio do consulado paraguaio nas buscas ao jovem que se afogou na praia de Porto Mendes

 

Mesmo com chuvas, foram retomadas nesta quinta-feira (06) as buscas ao corpo do jovem Gabriel Ziviani, de 23 anos, que se afogou no sábado (01) na praia de Porto Mendes.

Os trabalhos entraram no quinto dia.

Além do Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, foi solicitado auxilio nas buscas ao consulado do Paraguai, conforme detalha o comandante dos bombeiros de Marechal Rondon, capitão Rodrigues…..   assista ao vídeo

 

Continue Lendo

Geral

Diretores nacionais do Sicredi discutem em Marechal Rondon plano anual de desenvolvimento

Dirigentes das cooperativas do Sicredi da região estiveram ontem (05) em Marechal Cândido Rondon para a Reunião de Unidade Administrativa – RUA. Na ocasião são debatidos diversos assuntos sobre o desenvolvimento e crescimento do Sicredi.

A reunião contou com a presença do diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi e Confederação Sicredi, César Gioda Bochi e do Diretor Administrativo Financeiro, Diretor Administrativo e Financeiro do CAS – Centro Administrativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa.

Dentre eles, está o diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi e Confederação Sicredi, César Gioda Bochi, o qual destaca que os encontros que ocorrem em todo o Brasil, servem para planejar as ações para 2023, com focos em diversas prioridades.

Ouça entrevista com o diretor presidente César Gioda Bochi

Ouça entrevista com o diretor administrativo e financeiro Alexandre Englert Barbosa

Continue Lendo

Geral

Buscas ao jovem que se afogou em Porto Mendes entram no quarto dia

Capitão dos Bombeiros fala com exclusividade dos trabalhos

As buscas ao corpo do jovem que se afogou na praia de Porto Mendes entraram hoje (05) no quarto dia.

 O caso aconteceu na noite de sábado (01) quando Gabriel Ziviani, de 23 anos, e mais dois amigos estavam em um barco, retornando do Paraguai, quando a embarcação afundou.

Um dos jovens conseguiu nadar ate a ilha de pedra, na praia de Porto mendes, e foi resgatado.

O outro se agarrou em uma garrafa pet dois litros e foi flutuando, pedindo por socorro, ate que foi ouvido e resgatado por frequentadores da praia: ele já estava no meio do lago.

Desde então, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil realizam buscas mas sem exito.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon, capitão Rodrigues, fala dos trabalhos que foram reiniciados nesta quarta-feira e destaca que as chances de localização do jovem aumentam.

Assista ao vídeo

O jovem Gabriel Ziviani, de 23 anos, é procedente do Estado de São Paulo, reside no distrito de Porto Mendes há quatro meses e trabalha no Frigorífico de Peixes de Iguipora.

Familiares acompanham as buscas.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.