Conectado com

Geral

Laboratório de robótica de Pato Bragado é apresentado em evento Nacional de Ciência e Tecnologia

Foto: Assessoria

O laboratório de robótica da Escola Municipal Marechal Deodoro de Pato Bragado foi apresentado para milhares de pessoas ligadas a ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, nos dias 03 a 05 de dezembro, durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

O evento foi realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Governo do Distrito Federal, com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Nesse sentido, a programação que segue até 10 de dezembro está mobilizada em torno da ciência por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia-a-dia de todos e no desenvolvimento do país.

O laboratório de robótica implantado em 2019 pelo prefeito reeleito, Leomar Rohden e na época, vice-prefeito Dirceu Anderle foi levado à conhecimento de autoridades e jovens líderes do país pela secretária de Educação e Cultura, Cristiane Bonatto, diretora do educandário Marceli Fritzen de Moura e o colaborador profissional de Sistemas do departamento de Informática, Marcelo Rodrigo Schmidt. Eles representaram a Secretaria de Educação e Cultura, a convite do Ministério da Educação (MEC). O MEC selecionou o trabalho bragadense ao lado de apenas outros quatro da região Oeste – Cascavel, Medianeira, Terra Roxa e Toledo.

Os representantes bragadenses estiveram acompanhados do Coordenador Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), Álvaro José de Andrade Carneiro e da diretora de Articulação e Apoio à Educação Básica do MEC, Ana Caroline Santos Vilas Boas.

 

1º DA REGIÃO

Conforme Cristiane, Pato Bragado foi o primeiro município da região a ter uma estrutura voltada à formação de práticas pedagógicas relacionadas à educação criativa, com aplicação da robótica por meio da tecnologia reconhecida pelo Ministério da Educação.

A secretária explica que o laboratório foi adquirido pelo governo municipal por R$ 81 mil. É composto por seis notebooks, projetor, impressora 3D e a laser, kits de arduíno, kits eletrônicos e estruturais, bem como de robótica educacional e todo aparato necessário para iniciação em robótica. Atualmente, segundo ela, o projeto que contemplava, desde 2019, cerca de 200 estudantes de 1º ao 5º ano foi temporariamente paralisado por conta da pandemia de Covid-19. “Ele será retomado no próximo ano”,  garante.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Termina hoje o prazo que os eleitores têm para regularizar a situação de seu título eleitoral

Foto: TRE

O Cartório Eleitoral de Marechal Rondon, que atende os municípios da comarca, trabalha em horário diferenciado, para atender a demanda.

Nesta quarta-feira, o Fórum Eleitoral atenderá os eleitores das 9 às 18hrs.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral rondonense, Fabio Gealh, o atendimento acontece apenas por ordem de chegada.

Hoje, quarta-feira, termina o prazo para quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo.
É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário.

Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio – hoje portanto – para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.

Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

 

Continue Lendo

Geral

Hemepar completou um mês em marechal Rondon e os resultados superam expectativa

Entrevista com Luana Fazioni, enfermeira responsável.

 

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) em Marechal Cândido Rondon é novidade tendo como principal objetivo coletar, armazenar, processar e distribuir o sangue doado por voluntários, para pessoas que necessitam de transfusão de sangue.

Com um mês de funcionamento em nosso município completo no dia 04 de maio, as procuras por doadores são gratificantes e superam as metas, tanto que segundo a enfermeira responsável, Luana Fazioni, em breve poderão ampliar os atendimentos, aumentando os dias destinados para este fim.

Em entrevista para Rádio Difusora do paraná, Luana explica um pouco sobre o primeiro mês de funcionamento do Hemepar em Marechal Cândido Rondon.

 

 

Continue Lendo

Geral

Entrevista exclusiva com a Miss Rondon 2024/2025

O tradicional concurso de beleza rondonense que acontece a cada dois anos teve sua última edição realizada dia 20 de Abril deste ano com a eleita de representação máxima da beleza feminina, Katiane Eloise Pech.

Acompanhe a entrevista completa, onde Katiane comenta sobre a preparação que teve para última edição do Miss Rondon, o que pretende fazer pelo município, quais são seus ideais, quais serão os próximos passos de sua jornada como Miss e sua preparação para o Miss Universo Paraná.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.