Solenidade acontece após a sessão ordinária
A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realiza sessão solene da noite desta segunda-feira (13), para entrega de medalha de “Honra ao Mérito” ao técnico agrícola Darci Augusto Sônego.
“Esta é uma homenagem justa pelos relevantes serviços prestados ao município no trabalho e desenvolvimento do agronegócio”, afirma Carlinhos Silva, vereador autor da homenagem.
A cerimônia acontece na Casa de Leis, a partir das 19 horas, após a realização da sessão ordinária.
Biografia
Darci Augusto Sônego nasceu em 02 de junho de 1960, em Frederico Wesphalen (RS), filho de José Sônego e Maria Polo Sônego.
Acompanhando a família, mudou-se para Palotina em 10 de julho de 1970 e, em 23 de maio de 1987, casou-se com Claudete Maria Majolo, com quem teve o filho Tiago Augusto Sônego.
Frequentou o curso de técnico agrícola de 1979 a 1981, no Colégio Agrícola Augusto Ribas, de Ponta Grossa, sendo pós-graduado em Agronegócio.
Ingressou na Copagril em 19 de julho de 1988, trabalhando inicialmente na unidade de Pato Bragado, na área de assistência técnica. Em 1996, assumiu a gerência daquela unidade.
Foi transferido para a Estação Experimental da cooperativa em 1º de novembro de 2002, onde está alocado atualmente. Darci atua na validação das cultivares de soja, híbridos de milho, defensivos e fertilizantes sólidos e líquidos.
“Mas, a sua maior alegria é ver que o trabalho desenvolvido na organização do Dia de Campo Copagril tornou-se um evento ímpar, sempre realizado em janeiro e recebendo em torno de 10 mil visitantes. Além dos produtores rurais de Marechal Cândido Rondon e região, por ali já passaram comitivas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás, além de menonitas do Paraguai e até mesmo comitivas oriundas da França e Canadá”, enaltece Carlinhos Silva.
Segundo o vereador, o dia de campo facilita a demonstração das mais diversas tecnologias de ponta a serem aplicadas na agricultura, contribuindo diretamente no desenvolvimento regional e, ao mesmo tempo, divulgando o nome da Copagril e de Marechal Cândido Rondon para inúmeras regiões do país.
No período de outono e inverno, além dos ensaios com dia de campo na Estação Experimental, são organizadas programações em outras unidades da cooperativa.
A Estação Experimental da Copagril possui convênio com as mais diversas instituições de pesquisa e universidades, tais como IDR Paraná, Embrapa, Unioeste e UFPR.