98,8 % da população maior de 18 anos já recebeu a primeira dose
A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, com base nos números atualizados da pandemia, confirma que os casos ativos e de morte reduzem a medida em que a população vai cumprindo com o calendário vacinal.
Aliás, no que tange à vacina, chama atenção o expressivo índice de 98,8% da população adulta, formada por pessoas com 18 anos ou mais, ter recebido a primeira dose.
Em números absolutos já são 38.386 rondonenses nesta faixa etária.
A soma de quem está com o esquema vacinal completo chega a 80,2% dos adultos, ou seja, 30.923 cidadãos.
A população adolescente, dos 12 aos 17 anos, soma até o momento 55,7% de vacinados com a primeira dose, ou 2.384 pessoas.
Outros 1.894 adolescentes, ou 44,3%, devem observar os cronogramas emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde para buscar a primeira dose da vacina.
A secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, acredita que a adesão de adolescentes à vacina abaixo do nível ideal ocorre por haver uma pequena porcentagem de casos graves, além de internamentos e óbitos registrados mundo afora…
Marciane acrescenta que este índice já foi atingido em Marechal Rondon, demonstrando que os estudos norteadores podem estar certos no que se refere aos números calculados, pois houve queda significativa na transmissão da Covid-19, e as pessoas vacinados realizam a imunidade de barreira, ou seja, não estão transmitindo a doença para outras pessoas.
Para possibilitar novamente o acesso à primeira dose contra a Covid-19 aos adolescentes, de 12 a 17 anos, que ainda não tomaram a vacina, a Secretaria Municipal de Saúde programou uma nova rodada para este sábado , dia 20.
A aplicação da primeira dose para este público-alvo será das 8h às 12h, no café colonial de Marechal Rondon.