Lideranças discutem reconhecimento internacional do Paraná pela OIE

Encontro ocorreu por videoconferência com o objetivo de discutir questões ligadas à sanidade animal

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Otamir Cesar Martins, estiveram reunidos com lideranças do setor produtivo paranaense, entre as quais o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.

O encontro ocorreu por videoconferência com o objetivo de discutir questões ligadas à sanidade animal e contou também com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Faep, Sindiavipar, Sindicarne, Fundepec e da Frimesa.

Um dos pontos em debate foi resultado do inquérito soro-epidemiológico do rebanho bovino do Estado, iniciado pela Adapar na segunda quinzena do mês de maio.

Trata-se de uma das últimas providências para o reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal, prevista para ocorrer em 2021.

O inquérito foi concluído com a coleta de 10 mil amostras em 330 propriedades rurais do Estado.

Na videoconferência, foram tratados sobre os próximos passos dentro do processo de reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, legislação e, ainda, peste suína clássica, brucelose e tuberculose.