Conectado com

Agricultura

Líderes do agronegócio temem que política do governo prejudique negócios

Preocupados com a imagem do setor no exterior, líderes do agronegócio brasileiro temem que a política do governo Bolsonaro prejudique os seus negócios.

 

Nas últimas semanas, representantes do setor manifestaram suas inquietações em função de declarações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em recente reunião ministerial.

No encontro, Salles disse que o governo deveria aproveitar que a mídia estava com a atenção voltada à pandemia do coronavírus para “ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”.

Um dos líderes mais influentes no setor, Pedro de Camargo Neto, conselheiro e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, renunciou ao cargo após a entidade, junto com outras do setor, assinarem um manifesto em apoio ao ministro.

Os representantes da agroindústria, sobretudo exportadores, e a Associação Brasileira do Agronegócio , presidida por Marcello Brito, também decidiram evitar o endosso.

Segundo o jornal Estado de São paulo, boa parte dos conselheiros da SRB estava a favor de Camargo, mas foi pressionada pela ala bolsonarista da entidade a dar apoio público a Salles.

Desde então, a presidente da entidade, Teka Vendramini, está buscando apaziguar os ânimos em uma das mais antigas associações de classe do setor, fundada em 1919.

Bolsonarista, Nabhan Garcia, secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, minimiza a crise, afirmando que Camargo e Brito não representam o agronegócio e atuam como militantes políticos.

As lideranças do setor já estão se desentendendo desde o ano passado, quando as queimadas avançaram sobre a região da Amazônia e escancararam o desalinhamento entre os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente sobre o tema.

Na semana passada, quando do lançamento do safra 2020/2021, que começa em 1º. de julho, o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, José Mario Schreiner, também procurou amenizar a situação, e dirigindo-se ao presidente Jair Bolsonaro e à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o agronegócio tem sido um dos poucos setores do Brasil que dá certo pois em meio à pandemia, a expectativa é que o PIB do agronegócio passe a responder por 23,6% do total do País…..

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

BRDE disponibiliza recursos para financiar a próxima safra

Ilustrativa

Numa live pelo YouTube o governador Ratinho Junior anunciou uma parceria com o Governo Federal, através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que resulta na destinação de 460 milhões de reais para fomentar o desenvolvimento do agronegócio do Paraná.

Este valor integra o Plano Safra 2020/2021, editado pelo Governo Federal, e é 6,1% superior ao da safra anterior.

O Plano Safra está em vigência desde o dia 1º desse mês e vai destinar, no total, 236 bilhões e 300 milhões de reais para apoiar a produção agropecuária de pequenos, médios e grandes produtores do País.

Segundo Ratinho Jr. esses recursos vão ajudar o Paraná a ser protagonista no mundo da produção de alimentos…

 

Continue Lendo

Agricultura

Soja e milho terão produtividades recordes neste ano segundo a Conab

Ilustrativa

Conforme o 10º Levantamento de Grãos, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento, a A produção brasileira de grãos deverá ser de 251 milhões e 400 mil toneladas na safra 2019/2020.

O desempenho recorde na agricultura deve-se, principalmente, às colheitas de soja e milho, responsáveis por cerca de 88% da produção. Os dados constam

Nesta safra, a Conab estima a maior colheita já registrada para a soja, com uma produção de quase 121 milhões de toneladas.

O bom resultado foi obtido, apesar dos problemas climáticos registrados principalmente no Rio Grande do Sul, com registro de produtividade média nacional maior que a da safra passada.

O reflexo da boa produção pode ser visto nas exportações do produto.

Nos primeiro semestre deste ano o país exportou 60 milhões e 300 mil toneladas do grão, aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A produção de milho também deve ser a maior já registrada, com expectativa que o Brasil tenha uma produção superior a 100 milhões de toneladas.

Já em relação as culturas de inverno, conforme o Superintendente de informações do agronegócio da Conab, Cleverton Santana, o destaque fica para o trigo que deverá ter aumento de área plantada..

 

Continue Lendo

Agricultura

Conab divulga hoje o 10º Levantamento da Safra de Grãos

Ilustrativa

Companhia Nacional de Abastecimento divulga nesta quarta-feira às 9 horas, os números do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/2020.

O anúncio será feito pelo canal da Conab no YouTube, com transmissão simultânea para o portal da feira AgroBrasília 2020, que este ano acontece em formato digital.

A transmissão ao vivo contará com a participação do presidente da Conab, Guilherme Bastos, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , César Halum, e do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.