A PEC 45/2019 que trata da Reforma Tributária em debate no Congresso Nacional e também da Cota Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, dos municípios que pode substituir cinco tributos atuais por um único imposto sobre bens e serviços, preocupa os gestores municipais da região lindeira ao Lago de Itaipu.
Através da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados foi iniciada uma mobilização nacional para assegurar que as especificidades dos municípios sejam levadas em consideração.
Nesta semana numa reunião técnica com consultores tributários da Câmara Federal e a chefe de gabinete da Liderança da Maioria, representando o relator que trata a proposta discutiu a necessidade de aprimoramentos na proposta de modificação do setor tributário.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, participou da reunião.
Mano esteve acompanhado do prefeito Chico Brasileiro , de Foz do Iguaçu, e da diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.
Conforme Leomar Rohden, foram abordadas pautas que serão levadas em reunião marcada para dias 10 e 11 de março, novamente em Brasília, referentes à Reforma Tributária..