Recebemos na manhã de segunda feira (13), na Rádio Difusora do Paraná, os membros do Lions Club Marechal, o clube de apoio mais antigo da cidade. Estiveram presentes na ocasião o presidente, Scharleston Abegg juntamente com o diretor social do Lions Club Marechal e presidente da Associação sangue Bom, Willmar Güttgues.
Eles comentaram sobre os diversos projetos que o clube realiza, dentre eles a Associação Sangue Bom, que faz o encaminhamento para que a população possa doar sangue e salvar vidas sem custo algum.
Um pedido do Lions Marechal é para que a população se solidarize pela causa e colabore com as doações que podem ser entregues no ponto de coleta da associação, que se localiza no canteiro central da avenida Maripá, no cruzamento com a Rua Paraná. Durante horário comercial a funcionária Kemili está à disposição para orientar a população sobre a doação de sangue e para receber as doações de tampinhas de garrafa pet, cartelas de remédio e lacres de latinhas de alumínio.
Essas doações são trocadas por aparelhos ortopédicos como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas tradicionais e braçais, andadores, tipoias, imobilizadores de joelhos, botas ortopédicas, entre outros. Esses aparelhos são emprestados para a população sem custo e durante o período que a pessoa precisar, apesar de terem um banco com mais de 400 itens a grande maioria dos aparelhos estão emprestados e é necessário que a população em geral colabore com as doações para que mais pessoas sejam ajudadas.
Outro projeto que o Lions Club Marechal realiza é o Revitalize, que se trata de pinturas em espaços públicos, como educandários municipais, onde a maioria das pinturas foi realizada.
Por falar em escolas, outro projeto que o clube realiza, é a proposta de uma história para que as crianças redijam sobre o assunto “Por que a minha casa deve ser pintada!?”, diante disto as histórias são selecionadas e a melhor dentre elas é premiada.
Também realizam o projeto Meio Ambiente, a partir do qual é feita a limpeza de rios, cuidados gerais com o meio ambiente e plantio de árvores.
Já foram plantadas mais de 4 mil árvores nos últimos 5 anos.
Além destes ainda são realizados os projetos Clube da Leitura e Clube do Leãozinho, projetos estes que envolvem crianças e adolescentes no processo de servir. Com o lema do clube: Servir Desinteressadamente.
Acompanhe a seguir a entrevista completa com o presidente, Scharleston Abegg juntamente com o diretor social do Lions Club Marechal e presidente da Associação sangue Bom, Willmar Güttgues.