Conectado com

Geral

Logística reversa de pneus atenderá todos os municípios do Paraná.

AEN

Objetivo é que haja a responsabilidade compartilhada entre importador, distribuidor, fabricante, comércio de pneu e município.

 

Após acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, entidade das indústrias de pneu passará a fazer logística reversa nos 399 municípios. Atualmente são atendidos 190 municípios.

Um acordo firmado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos levará as ações de logística reversa de pneus aos 399 paranaenses.

Dirigentes da secretaria e da Associação se reuniram nesta semana, em Curitiba, para tratar da logística reversa de pneus e sua destinação adequada no Paraná.

No encontro, a entidade apresentou projeto para atender 100% do Estado.

A secretaria quer fortalecer a indústria brasileira e chamar a responsabilidade também do importador para participar do processo de logística reversa.

O objetivo é que haja a responsabilidade compartilhada entre importador, distribuidor, fabricante, comércio de pneu e município.

O município terá a responsabilidade de articular com os comerciantes de pneus locais para aluguel de barracões para armazenar os resíduos trazidos por caminhões, até o recolhimento por parte do fabricante para que seja feita a destinação correta.

Além disso, o comércio deverá chamar o importador para participar do processo e dividir os custos.

Segundo a Lei Federal nº 12.305/10, é responsabilidade do importador, comerciante, distribuidor e fabricante dividir a conta da logística reversa, porém, na reunião o fabricante assumiu a maior responsabilidade, que é o transporte do resíduo até a destinação correta.

Os comerciantes e distribuidores de pneus dividirão os custos do barracão e sua organização.

Os chamados pneus inservíveis são aqueles que apresentam algum dano irreparável na estrutura e esses pneus geralmente são descartados de forma incorreta pela população, que tem o costume de queimá-los ou jogá-los em rios e terrenos baldios.

Este ato afeta tanto a saúde pública, atraindo o mosquito da dengue e liberando dioxinas, por exemplo, quanto ao meio ambiente, contribuindo para o assoreamento e enchentes.

Esses pneus podem ser aproveitados para o coprocessamento em fornos de cimento, já que são mais baratos que o coque de petróleo.

Também podem ser triturados para uso em pavimentação de vias com o chamado asfalto-borracha, que além do baixo custo, dura mais que o asfalto comum.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Difusora e Copagril Batem a Sua Porta (20/09/2019)

Na sexta-feira (20/09/2019) o Difusora e Copagril Batem a Sua Porta, visitou e premiou com um vale de 100 reais, O casal, Onorindo e Dona Lucia, que residem no Bairro Ana Paula de Marechal C. Rondon.
 
Ouça o programa “Manhã Viva”, com João Marcos Gomes de segunda a sexta-feira, que vai ao ar das 10h às 12h na Rádio Difusora – AM 970 e guarde seus tickets ou notas de compra na Copagril, pois o próximo sortudo(a) a ser visitado pode ser você.🍀🤞
Continue Lendo

Geral

Municípios da região são condecorados em evento das cidades sustentáveis

COMITIVA DOS PREMIADOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Condecorações foram entregues nesta semana para cinco municípios da região oeste por boas práticas implantadas, durante a 3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, na conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, em São Paulo.

Os premiados do Oeste do Paraná foram, Vera Cruz do Oeste, com o 3º lugar no tema ‘Desigualdade Econômica’, na categoria ‘Cidades Pequenas’.

Na mesma categoria, Ubiratã conquistou o 2º lugar no tema ‘Acesso a Serviços’.

Santa Terezinha de Itaipu alcançou o 3º lugar e outro prêmio com o primeiro lugar nacional no tema ‘Desigualdade Econômica’, com o projeto Coleta Seletiva. Toledo também foi premiado na categoria ‘Cidades Médias’, no tema ‘Acesso a Serviços’, conquistando o 3º lugar.

A gestão nacional do ‘Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos.

O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.

A premiação com abrangência nacional, com municípios distribuídos por 15 estados de todo o Brasil, e o número de prêmios conquistados pelo Oeste Paraná, reflete o engajamento no programa, segundo frisa o coordenador nacional do Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão..

Continue Lendo

Geral

Prefeitura executa melhorias para a Festa do Búfalo de São Roque no domingo

Assessoria

Acontece neste domingo a 26o edição da festa distrital e a 22o edição da Festa do Búfalo do distrito de São Roque – Marechal Cândido Rondon.

A frente da organização está a Comunidade Católica do distrito, que espera servir em torno de 1.500 almoços.

O vereador Soldado Sauer fala das melhorias feitas no distrito de São Roque, visando a realização da festa distrital, uma das maiores de Marechal Cândido Rondon..

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.