Geral
Logística reversa de pneus atenderá todos os municípios do Paraná.

Publicado em:
Objetivo é que haja a responsabilidade compartilhada entre importador, distribuidor, fabricante, comércio de pneu e município.
Após acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, entidade das indústrias de pneu passará a fazer logística reversa nos 399 municípios. Atualmente são atendidos 190 municípios.
Um acordo firmado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos levará as ações de logística reversa de pneus aos 399 paranaenses.
Dirigentes da secretaria e da Associação se reuniram nesta semana, em Curitiba, para tratar da logística reversa de pneus e sua destinação adequada no Paraná.
No encontro, a entidade apresentou projeto para atender 100% do Estado.
A secretaria quer fortalecer a indústria brasileira e chamar a responsabilidade também do importador para participar do processo de logística reversa.
O objetivo é que haja a responsabilidade compartilhada entre importador, distribuidor, fabricante, comércio de pneu e município.
O município terá a responsabilidade de articular com os comerciantes de pneus locais para aluguel de barracões para armazenar os resíduos trazidos por caminhões, até o recolhimento por parte do fabricante para que seja feita a destinação correta.
Além disso, o comércio deverá chamar o importador para participar do processo e dividir os custos.
Segundo a Lei Federal nº 12.305/10, é responsabilidade do importador, comerciante, distribuidor e fabricante dividir a conta da logística reversa, porém, na reunião o fabricante assumiu a maior responsabilidade, que é o transporte do resíduo até a destinação correta.
Os comerciantes e distribuidores de pneus dividirão os custos do barracão e sua organização.
Os chamados pneus inservíveis são aqueles que apresentam algum dano irreparável na estrutura e esses pneus geralmente são descartados de forma incorreta pela população, que tem o costume de queimá-los ou jogá-los em rios e terrenos baldios.
Este ato afeta tanto a saúde pública, atraindo o mosquito da dengue e liberando dioxinas, por exemplo, quanto ao meio ambiente, contribuindo para o assoreamento e enchentes.
Esses pneus podem ser aproveitados para o coprocessamento em fornos de cimento, já que são mais baratos que o coque de petróleo.
Também podem ser triturados para uso em pavimentação de vias com o chamado asfalto-borracha, que além do baixo custo, dura mais que o asfalto comum.

Geral
Moradores dizem ter visto onça em Alto Santa Fé

Publicado em:
A primeira aparição do animal aconteceu na semana passada.
Moradores de Alto Santa Fé, distrito de Nova Santa Rosa entraram em contato com a reportagem do Portal nesta quarta-feira pedindo que a comunidade fique em alerta, pois uma onça foi vista na vila.
Dois moradores viram o animal a solta, a primeira vez foi na semana passada e a segunda vez aconteceu nesta quarta-feira (31), por volta do meio dia.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa
Geral
Cooperativas rondonenses iniciam mobilização pelo Dia C

Publicado em:
O Conselho das Cooperativas da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), iniciou as deliberações para a definição das ações que serão realizadas no Dia de Cooperar, conhecido como “Dia C”, que neste ano será comemorado em 08 de julho.
Além da Cooperativa Agroindustrial Copagril outras nove cooperativas do município estarão envolvidas, cada uma programando suas atividades: Cercar, Cooperagir, Cresol, Frimesa, Lar, Sicoob Confiança, Sicredi Aliança PR/SP, Unimed Costa Oeste e Uniprime.
O Dia de Cooperar, é um programa de responsabilidade social do cooperativismo, que tem como principal objetivo, incentivar o voluntariado.
Além disso, a data celebra os projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pelas cooperativas, e os compartilham com a comunidade.
As ações do Dia C devem estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles: a proteção do meio ambiente, a educação, a saúde e bem-estar, a redução das desigualdades e o trabalho decente.
O encontro definiu e programou as atividades que serão desenvolvidas durante os períodos da manhã e tarde envolvendo:Plantio de mudas; Passeio ciclístico com saída do Lago Municipal e chegada na Praça Willy Barth; oficinas culturais, com atividades circenses e contação de histórias; estações de saúde: testes de visão e odontológico gratuitos; e Distribuição de mudas.
Geral
Emoção marca formatura do PROERD em Marechal Rondon

Publicado em:
Com auditório Ecos da Liberdade de Mal Rondon lotado, aconteceu ontem a noite a formatura de cerca de 330 alunos no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Diversas autoridades estaduais, municipais, familiares e convidados participaram do evento e representando o Poder Legislativo rondonense, esteve o presidente vereador Soldado Sauer…..
Fotos: Assessoria