Conectado com

Geral

Logística reversa de pneus atenderá todos os municípios do Paraná.

AEN

Objetivo é que haja a responsabilidade compartilhada entre importador, distribuidor, fabricante, comércio de pneu e município.

 

Após acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, entidade das indústrias de pneu passará a fazer logística reversa nos 399 municípios. Atualmente são atendidos 190 municípios.

Um acordo firmado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos levará as ações de logística reversa de pneus aos 399 paranaenses.

Dirigentes da secretaria e da Associação se reuniram nesta semana, em Curitiba, para tratar da logística reversa de pneus e sua destinação adequada no Paraná.

No encontro, a entidade apresentou projeto para atender 100% do Estado.

A secretaria quer fortalecer a indústria brasileira e chamar a responsabilidade também do importador para participar do processo de logística reversa.

O objetivo é que haja a responsabilidade compartilhada entre importador, distribuidor, fabricante, comércio de pneu e município.

O município terá a responsabilidade de articular com os comerciantes de pneus locais para aluguel de barracões para armazenar os resíduos trazidos por caminhões, até o recolhimento por parte do fabricante para que seja feita a destinação correta.

Além disso, o comércio deverá chamar o importador para participar do processo e dividir os custos.

Segundo a Lei Federal nº 12.305/10, é responsabilidade do importador, comerciante, distribuidor e fabricante dividir a conta da logística reversa, porém, na reunião o fabricante assumiu a maior responsabilidade, que é o transporte do resíduo até a destinação correta.

Os comerciantes e distribuidores de pneus dividirão os custos do barracão e sua organização.

Os chamados pneus inservíveis são aqueles que apresentam algum dano irreparável na estrutura e esses pneus geralmente são descartados de forma incorreta pela população, que tem o costume de queimá-los ou jogá-los em rios e terrenos baldios.

Este ato afeta tanto a saúde pública, atraindo o mosquito da dengue e liberando dioxinas, por exemplo, quanto ao meio ambiente, contribuindo para o assoreamento e enchentes.

Esses pneus podem ser aproveitados para o coprocessamento em fornos de cimento, já que são mais baratos que o coque de petróleo.

Também podem ser triturados para uso em pavimentação de vias com o chamado asfalto-borracha, que além do baixo custo, dura mais que o asfalto comum.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

PM orienta população rondonense em relação as medidas de combate ao coronavírus

NOTA A IMPRENSA

Senhores cidadãos de Marechal Cândido Rondon e Comarca:

Continuaremos com as operações de policiamento ostensivo, visando a prevenção de crimes e também o cumprimento das medidas de prevenção ao COVID-19.

Atuaremos de forma incisiva, sob a rigorosa supervisão e determinação do Ministério Público.

Todas as irregularidades serão notificadas e analisadas, quanto a imposição de multas. Os casos mais relevantes, de reincidência ou desobediência, serão autuados criminalmente, além da multa. As medidas serão tomadas a risca.

Alertamos e solicitamos a todos que mantenham o cumprimento do decreto estadual 4942/2020, para enfrentamento do covid-19. Empresas não consideradas essenciais, não deverão funcionar. As empresas autorizadas, deverão adequar-se às formas de funcionamento e horários previstos no decreto. Pessoas físicas, e a população em geral, devem respeitar as medidas de afastamento, uso de máscara e higiene.

Foquem no objetivo principal que é o distanciamento social, para que se reduza a propagação do vírus.

Solicitamos a todos que cumpram o que está no decreto, pois o próprio decreto incumbe a Polícia Militar da fiscalização e assim será feito. Se constatadas irregularidades, não há espaço para tolerâncias ou outras medidas que não sejam as multas e condução criminal. Cuidem com orientações diversas de afrontamento ou desobediência, pois quem está incitando esta ideia, não te ajudará a pagar a multa ou o advogado durante o processo criminal.

Caso haja dúvidas, acesse o site http://www.coronavirus.pr.gov.br/Campanha. Também estamos à disposição através do telefone (45) 3284-8600.

As emergências, pelo telefone 190. Outras denúncias relacionadas a segurança pública: 181.

Salientamos que a Polícia Militar, cumprirá as determinações em prol da ordem e segurança pública! Contamos com a colaboração de toda população!

Marechal Cândido Rondon, 8 de julho de 2020.

Tenente Zambon / Comandante da 2ªCia do 19º BPM.

Continue Lendo

Geral

Candidato de oposição vence eleição para reitor da UTFPR

UTFPR

O professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, de 53 anos, candidato de oposição, venceu a eleição e para a reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ele teve 51,14% dos votos válidos, superando o atual reitor, Luiz Alberto Pilatti, que ficou com 48,84%.

A eleição foi feita totalmente em ambiente virtual, tanto a campanha como a própria votação, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Com 115 cursos superiores de graduação, a UTFPR tem 4 mil servidores, mais de 30 mil alunos e está presente em 13 cidades: Curitiba, Londrina, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos, Medianeira, Toledo, Santa Helena, Campo Mourão, Apucarana, Cornélio Procópio e Ponta Grossa.

Continue Lendo

Geral

Números atestam o sucesso da Semana Cultural Virtual de Mercedes

Com a Pandemia do Covid-19 a quinta semana Cultural teve sua primeira edição virtual este ano em Mercedes, organizada pela Secretaria de Educação e Cultura por meio do departamento de Cultura.

A diretora cultura, Vaniela Marcon da silva afirma que os números de acessos, curtidas e participações nas redes sociais, comprovam o sucesso absoluto do evento…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.