Rede possui 2.103 instituições em todo o estado. A partir deste ano, novo ensino médio passa a ter disciplinas como robótica e pensamento computacional (programação).
Mais de 1,1 milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná voltam às aulas nesta segunda-feira (6). Em todo o estado, são 2.103 instituições que recebem os alunos.
A partir deste ano, o novo ensino médio da rede passa a ter disciplinas como robótica e pensamento computacional (programação) na matriz curricular.
As atividades foram todas planejadas pedagogicamente na última semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, quando profissionais da educação se prepararam e planejaram as ações do semestre, segundo a Secretaria de Educação.
As aulas deste ano vão até 20 de dezembro, com recesso entre 7 a 23 de julho.
Deficiência ou transtorno cognitivo
Na rede estadual do Paraná, 146 mil estudantes têm algum tipo de deficiência ou transtorno cognitivo.
Cerca de 4.800 possuem espectro autista – muitas vezes associado a outros diagnósticos. De acordo com a Secretaria de Educação, destes, 3.748 têm atendimento em serviços específicos:
- Sala de recursos (contraturno);
- AE integral, em escolas integrais;
- Profissionais de apoio que atendem a rede.
Conforme a pasta, o atendimento é definido caso a caso.
A pasta também ressaltou ter uma série de ações de inclusão para os alunos e frisou que todos os professores que atuam com os estudantes na rede estadual possuem especialização na área.