Rádio Difusora do Paraná

Mais de 450 mil reais são repassados por Pato Bragado a produtores e agroindústrias

Nos primeiros oito meses da gestão do prefeito Leomar Rohden, o Mano e do vice John Nodari, já somam mais de R$ 450 mil os incentivos disponibilizados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, a fundo perdido aos produtores rurais e também às agroindústrias de Pato Bragado.

Só no mês de agosto, 65 produtores e também 13 agroindústrias, tiveram parte dos investimentos subsidiados pela Secretaria.

O valor chegou a R$ 104.451,00 e corresponde a auxílios em diversos programas, como incentivo à correção do solo, por meio de custeio a produtores que utilizaram em suas propriedades o pé de pato, esterco líquido, calcário, cama de aviária e adubos verdes (aveia).

Também houve repasse de valores, a título de custeio, na ampliação de projetos na suinocultura, aquisição de sêmen suíno e bovino, resfriador, mudas de frutíferas, acesso a pátios, incentivo à apicultura, exames de ultrassonografia e capacitações a agroindústrias, a partir de convênio firmado com o Sebrae.

Para a secretária da pasta, Jaqueline Vanelli, o incentivo à produção agrícola e pecuária, por intermédio das políticas públicas, vem sendo um fator importante para muitos, principalmente para os pequenos, visto que o município é praticamente constituído por agricultores familiares, permitindo que muitos consigam gerir sua propriedade ao longo dos anos.