Mais um grupo de profissionais da saúde rondonense receberá a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Vacinação acontecerá na terça-feira (23), à tarde. É necessário estar cadastrado no Setor de Epidemiologia

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon definiu novo cronograma de vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana. Na terça-feira (23), das 13h30 às 16h30, no centro de eventos, no parque de exposições, mais um grupo de profissionais da saúde receberá a primeira dose da vacina. Serão disponibilizadas 170 doses. A entrada será pelo acesso ao lado do café colonial.
Para receber a dose, é necessário estar na lista do Setor de Epidemiologia. Para quem ainda não realizou o cadastro, basta enviar e-mail para [email protected], solicitando planilha, que deve ser preenchida com os dados para a vacinação e depois enviá-la novamente ao setor de saúde.

Nota

O Setor de Epidemiologia rondonense recebeu na tarde de quinta-feira, dia 17, um e-mail da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização/CVIE/DAV do Paraná onde constam novas orientações técnicas de vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde”.

São considerados

Segundo a nota, considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros), profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.

O documento esclarece ainda que todos os trabalhadores da saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura deste público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador, em função de sua atividade, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade.

Não estão contemplados

Conforme a nota, os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Fonte: Assessoria