Rádio Difusora do Paraná

Mandiocultura volta a ser atividade altamente rentável no campo

A exemplo do que ocorre com a soja e o milho, os agricultores que “apostaram suas fichas” na mandioca nesta safra atual estão bastante satisfeitos com os resultados nas lavouras e nos preços praticados.

 

O que antes era visto como cultura de subsistência, hoje é resgatada sob novo olhar pelo mercado.

A cultura da mandioca está tendo maior visibilidade por parte dos produtores rurais, uma vez que, diferente do que ocorreu no passado, nos tempos atuais os valores pagos pela produção são considerados satisfatórios.

A mandioca é uma planta tolerante à seca e a solos de baixa fertilidade, de origem brasileira e tradicionalmente cultivada em todo país.

A composição química média da raiz da mandioca é: 65% água, 25% amido, 3% proteína, 2% de celulose e 5% outros.

O produto industrializado pode ser absorvido para alimentação humana, como mandioca em si, farinhas cruas ou torradas, congelada pronta para fritar, polvilho doce ou azedo, farofas prontas para consumo, ou ainda, como aditivo na fabricação de embutidos, balas, bolachas, sobremesas, sagu, sopas e pão.

Pode ser direcionada também para alimentação animal, na forma de raspas e resíduos da própria indústria.

Conforme o responsável pelo Setor de Compra e Venda de Mandioca da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, Sigmar Herpich, a atividade vive uma realidade bastante positiva….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2020/01/FAN-PACHECO-1.mp3?_=1